Cinema e música cubana em São Paulo
Publicado 09/11/2010 às 13:25
Félix Contreras apresenta e debate dois filmes sobre a música e o quotidiano atual da Ilha.
Colaborador de Outras Palavras, o escritor e jornalista apresenta nesta quarta-feira (10/11), em São Paulo, sua terceira Noite Cubana. Ocorrerá no Espaço Cultural Latinoamericano (veja referências abaixo). Terá como atração a exibição de dois filmes. Bastente conhecido internacionalmente, Nosotros la Música (1964) é retrato de como se formou (em meio ao sincretismo) a música na Ilha, e por que caminhos evoluiu, ao longo dos séculos. Dirigido por Rogélio París, o filme tem entre seus apreciadores notáveis o músico brasileiro Egberto Gismonti. Serão apresentados trechos principais
Cuba Feliz (2000) é de natureza distinta. Revela o quotidiano de músicos populares quase-mambembes, em cidades como Havana, Santiago de Cuba e Manzanillo. Sua própria produção é singela. Basicamente, sequências de tomadas que revelam os próprios artistas em ação. Este formato simples permite um contato direto com a própria vida cubana, nos tempos complexos que se seguiram à crise dos anos 1990. Será exibido na íntegra.
Após os filmes, Félix Contreras debaterá com os presentes. O encontro será regado a mojitos e tiragostos cubanos. É também a despedida do poeta de seus amigos de São Paulo. No próximo domingo, ele embarca para Havana, de onde escreverá para Outras Palavras.
3a Noite Cubana
Quarta-feira, 10/11, a partir das 19h30, em São Paulo
Espaço Cultural Latinoamericano — ECLA
Rua Abolição, 244 – Bela Vista (veja mapa) – Fone (11) 3104.7401