Brasil: por que optar pela energia atômica?
Publicado 15/03/2011 às 17:11
Mesa-redonda nesta quarta-feira (16/3), na USP, estimulará debate que não pode excluir a sociedade
O programa brasileiro de energia atômica, que foi relançado no ano passado e prevê a construção de cinco novas usinas até 2030, deve ser mantido? Um evento programado pela Universidade de São Paulo, em 16 de março, pode ajudar a incluir, no debate sobre o tema, um ator até agora ausente: a sociedade brasileira.
Trata-se de uma mesa redonda organizada, na Faculdade de Economia e Administração (FEA), pelo professor José Eli da Veiga. Começa às 15h, e terá transmissão via internet. Marcará o lançamento de uma nova obra sobre o tema. Em Energia Nuclear: do anátema ao debate, dialogam cientistas como o físico José Goldenberg e o engenheiro Leonan do Santos Guimarães, da Eletrobrás Nuclear.
Como deixa claro o título da obra, não se trata de diálogo baseado em fundamentalismos. Eli da Veiga acha que a sociedade deve pesar, de modo sereno, os prós e contras de recorrer ao nuclear. Leonan Guimarães, por exemplo, comparece com um artigo em que sustenta: como todas as economias diversificadas, a brasileira terá de recorrer a múltiplas formas de energia, inclusive a proveniente do átomo. Goldenberg, porém, pergunta: será o caso, num país com nossas características físicas e geográficas? Não valeria mais a pena desenvolver o potencial hidrelétrico (que ainda não se esgotou) e, em especial, recorrer a fontes inteiramente limpas, como a eólica?
Durante anos, o debate sobre Energia foi pouco estimulante no Brasil. Tanto a economia quanto os investimentos públicos estavam estagnados. O quadro mudou — inclusive com forte aumento do consumo de eletricidade entre as maiorias que quase não a empregavam. A construção de novas usinas parece inevitável.
Mas a sociedade tem o direito de decidir algumas questões centrais. Não é possível reduzir o consumo médio, desestimulando atividades como indústrias muito dependentes de energia (e pouco geradoras de emprego) — ou impondo tarifas maiores aos grandes consumidores individuais? De que fontes virá o aumento de geração elétrica que, ao final, for necessário? Com que custos ambientais e consequências sociais?
Como forma de estimular este debate, a mesa-redonda de amanhã é mais que benvinda.
péssimo!
Copie e cole o endereço abaixo no seu navegador para verificar o melhor dos argumentos, sob meu ponto de vista, para o Brasil desenvolver o conhecimento atômico como poder dissuasório. É um tanto nauseante, portanto recomendo cuidado.
http://dotsub.com/view/8446e7d0-e5b4-496a-a6d2-38767e3b520a?fb_ref=.TrBCFce1sOU.like&fb_source=profile_oneline
CARO ERTON.
A energia hidráulica é armazenada em grandes lagos para utilização em horários ou períodos de maior necessidade.É como uma imensa bateria de energia mecãnica potencial. O vento, se tem alguma inconstância ou sazonalicade, ela é positiva pois, já foi provado por observações e estatísticas que seu pico de produção coincide com a época de estiagem das grandes hidrelétricas,COMPLEMENTANDO-AS na época de excassês de águas. Além disso, a sazonalidade dos ventos não ocorre em todos os lugares ao mesmo tempo e como o sistemafunciona em rede ou Grid-Tie, o excesso de energia de uma região socorre a falta de energia em outra.
LEMBRE-SE QUE AS HIDRELÉTRICAS TAMBÉM, TEM SUA SAZONALIDADE demonstrada nos apagões do gov FHC, hoje corrigidos com as termelétricas a óleo diesel, carvão, gás e BPE e ARGH, nuclear. com com manutenção muito mais cara por causa de seus combustíveis.
Devemos fazer uma abordagem séria sem fundamentalismos ecológicos e colonialismos culturais. As energias hidráulicas estão no limite da viabilidade economica, as eolicas/solares não são constantes e por isso podem suplementar mas nunca poderemos depender delas massivamente. todo pais desenvolvido depende de usinas nucleares para geração de enegia. A França, por exemplo, depende mais de 70 (setenta) % de energia nuclear. Apesar de tudo, a energia nuclear é uma das + seguras. O caso do Japão é que Fukushima está exatamente no encontro de 2 placas tectonicas (eurasia e pacífico). As usinas ao Sul e oeste do Japão nada sofreram nem irão sofrer, assim como no Brasil, livre dos piores cataclismas naturais. Se formos depender dessas ongs ambientalistas, o Brasil deverá retornar a desenvolvimento indigena e a tecnologia só poderá ser dos EUA e UK.
A CHINA JÁ COMEÇA A SURPRENDER COM SUA ENERGIA ALTERNATIVA .
Pesquisa feita pela China com ajuda de satélites da Nasa encontra UM POTENCIAL EÓLICO DE 7 VEZES TODA DEMANDA ATUAL DE ENERGIA.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/meta.php?meta=Energia%20E%F3lica
Energia eólica sozinha pode suprir todas as necessidades da China
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energia-eolica-sozinha-suprir-necessidades-china&id=010115090917
ALÉM DISSO, A ELETROBRÁS CONCLUIU QUE OS ATUAIS CUSTOS DA ENERGIA EÓLICA JÁ SÃO MENORES QUE AS DAS USINAS TÉRMICAS.
http://www.google.com.br/search?rlz=1C1PRFA_enBR425BR425&sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=CUSTOS+EOLICA+MENORES+QUE+T%C3%89RMICA
BRASIL TEM 300 MILHÕES DE KW DE ENERGIA EÓLICA POTENCIAL=
http://www.sfiec.org.br/palestras%5Cenergia%5CEnergiaEolicaForumCIC/ABEEOLICA.pdf
Se esta matriz é limpíssima, se é abundante, se é baratíssima, porque não desenvolvê-la aqui?
ASSIM, ALÉM DA MATRIZ NUCLEAR SER CARÍSSIMA E MUITO PERIGOSA NÃO HÁ MAIS NADA QUE A JUSTIFIQUE SENÃO A AMBIÇÃO MILITAR ATÔMICA.
Vd. livro Loucura Nuclear do físico B. Vidal
Incrível como os governantes nos enganam constantemente.
Incrível como os Japas construíram centrais nucleares num país que está situado numa das falhas tectónicas mais graves do Mundo.
Será que compensa ser tecnologicamente superior aos outros?
Sinal dos tempos?
12/12/2012 se manifestando?
Concordo plenamente. Um país com as características do nosso não precisa de energia nuclear. Ainda não esgotamos as outras abundantes possibilidades, e agora que estamos começando com a energia eólica.
Por que correr riscos irreparáveis?
q absurdo!!! ao invez de investir em fontes regenerativas (energia eolica, solar, etc.) eh investido em uma coisa q nao tem futuro.
a alemanha, por exemplo, quer desligar varias usinas nucleares e investir em energia realmente limpa! ELA ENTENDEU A LICAO.
tem mais uma questao: aonde vai ser guardado o lixo atomico? energia verde? e a radiacao??? conversa furada!
o brasil estah perdendo a chance de se desenvolver e criar tecnologia de ponta, algo invativo no quesito ENERGIA REGENERATIVA, olhem fukushima, vcs tem q entender q essa tecnologia velha nao tem FUTURO!!!
ENTENDAM ISSO!