Ambiente e Biodiversidade: Outras Palavras procura [email protected]

Não há remuneração financeira, mas oportunidade de produzir material de qualidade, sobre tema crucial — embora negligenciado pela mídia

Com dois textos sobre o novo Código Ambiental, em debate no Congresso Nacional, Outras Palavras retoma hoje sua cobertura das grandes questões nacionais. Uma das matérias é reprodução de entrevista com o deputado Fernando Marroni (PT-RS), publicada originalmente pelo excelente site Sul21. Na outra, informamos sobre a janela de oportunidade que se abriu subitamente nos últimos dias, para evitar a aprovação dos aspectos retrógrados do Código, preservando ao mesmo tempo seus avanços.

O programa de trabalho do Outras Palavras para 2011 tem, entre seus pontos centrais. A produção de um noticiário alternativo ao da mídia comercial. Significa ir além da simples crítica à mídia de mercado, ou “PIG”. Se os “jornalões” omitem ou distorcem fatos relevantes da vida nacional e internacional, não basta denunciar este comportamento. É preciso assumir a responsabilidade de assegurar o direito à informação e comunicação. Ao fazê-lo, é possível estabelecer uma nova relação com o leitor: tirá-lo da condição de espectador passivo, mostrar-lhe que a realidade é algo permanementente instável e sujeito à ação transformadora.

Queremos participar deste esforço. Estamos convencidos de que surgiram condições inéditas para isso. A comunicação horizontal continua a se expandir. Para cada tema omitido ou distorcido pela velha mídia, é possível encontrar fontes alternativas de informação, produzidas pela própria cidadania. Elas são múltiplas: dos sites de publicações alternativas ou centros de estudo a posts, comentários, vídeos e áudios dispersos em blogs ou redes sociais.

O desafio, muitas vezes, é triar e condensar este material, produzindo comunicação de profundidade, credibilidade e leitura para os não-especialistas. Para tanto, é importante recorrer às técnicas do melhor jornalismo.

Outras Palavras mantém, desde 2010, o Ponto de Cultura Escola Livre de Comunicação Compartilhada. Voltado durante o ano passado para o debate teórico sobre a comunicação compartilhada, ele terá, a partir de abril próximo, uma vertente mais prática. Reunirá [email protected] dispostos a acompanhar temas nacionais e internacionais relevantes a partir de fontes alternativas; e a produzir material jornalístico de qualidade a partir de tais fontes.

Haverá acompanhamento permanente do trabalho e edição participativa. A cada semana, uma reunião de trabalho, presencial (em São Paulo) e a distância (via internet) avaliará o material produzido e pautará o trabalho posterior. A participação será aberta: queremos valorizar as melhores técnicas do jornalismo, mas superar a noção de que se trata de uma profissão para experts ou, pior ainda, privilégio dos que têm o curso superior respectivo.

Ainda antes de abril, iniciaremos experiências-piloto. O debate em torno do novo Código Florestal abre uma grande avenida. Para acompanhá-lo, Outras Palavras convida, na condição de voluntários, leitores interessados em acompanhar o tema Ambiente e Diversidade. [email protected] podem responder a este post, ou enviar mensagem para [email protected]

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

14 comentários para "Ambiente e Biodiversidade: Outras Palavras procura [email protected]"

  1. Edemar Motta disse:

    Olá,
    Se ‘Outras Palavras’ busca colaboradoreS, gostaria de tentar. Se busca colaboradoR ou RA, haverá muitas pessoas amplamente mais qualificadas.

    • Antonio Martins disse:

      O convite é para ambos os gêneros. Usamos o arroba como alternativa à linguagem excludente.

    • Antonio Martins disse:

      Oi, Edemar. Tens interesse? Poderias mandar um breve cv, texto ou link para algo que tenhas escrito? Estou em [email protected]. Abração

      • Ana disse:

        Prezado Antônio, acompanho Outras Palavras há algum tempo, bem como algumas entrevistas suas.Parabéns, pois o jornalismo que faz é sério e merece nosso respeito. Bem, este tema proposto acerca de meio ambiente e biodiversidade é ao mesmo tempo de urgência e que tenho me dedicado nos últimos anos. Desta forma coloco-me a sua disposição para possível coloboração.
        Em breve colocarei post.
        Ana/RS

  2. Teresa CN Azevedo disse:

    Gostaria de coclaborar. Teresa C.N.Azevedo

  3. Vanessa Maki disse:

    Bom dia, Antonio. Estudo comunicação social (midialogia) e me interessei pela proposta conjunta. Haverá uma lista de emails para ficarmos em contato?
    Obrigada!

  4. Gustavo Cherubine disse:

    Prezado Antônio, enviei uma mensagem para o endereço eletrônico indicado.
    Abraços, Gustavo.

  5. Daniela disse:

    Caro Antônio,
    me interesso em colaborar. Excelente oportunidade para exercitar o pensamento crítico e a escrita!
    Eu lhe enviarei CV.
    Abraço,
    Dani.

  6. Roger Pinheiro disse:

    Pretendo colaborar. Em breve envio texto.

  7. Marcos Furlan disse:

    Posso colaborar.
    Conheçam meu blog e vejam se é possível minha colaboração;
    http://quintaisimortais.blogspot.com.br/
    Abs
    Furlan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *