Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus

Mercados financeiros em pânico. Indústria de automóveis parada. Cidades sem trabalho. Aos poucos, pandemia transtorna normalidade opressora do capitalismo, expõe suas entranhas e mostra: outras formas de estar no mundo são necessárias

Por Slavoj Zizek | Tradução: Simone Paz

A disseminação contínua da epidemia do coronavírus acabou desencadeando, também, certas epidemias de vírus ideológicos que estavam adormecidos em nossas sociedades: fake news, teorias da conspiração paranoicas e explosões de racismo.

A quarentena, devidamente fundamentada em evidências médicas, encontrou um eco na pressão ideológica por estabelecer fronteiras estritas e isolar os inimigos que representam uma ameaça à nossa identidade.

Mas, talvez, outro vírus muito mais benéfico também se espalhe e, se tivermos sorte, irá nos infectar: o vírus do pensar em uma sociedade alternativa, uma sociedade para além dos Estados-nação, uma sociedade que se atualiza nas formas de solidariedade e cooperação global.

Especula-se que o coronavírus pode levar à queda do regime comunista chinês, do mesmo jeito que a catástrofe de Chernobyl foi a gota d’água que levou ao fim o comunismo soviético (como o próprio Gorbachev admitiu). Mas existe um paradoxo nesta situação: o coronavírus também nos levará a reinventar o comunismo, com base na confiança nas pessoas e na ciência.

Na cena final de Kill Bill 2, do diretor Quentin Tarantino, Beatrix derruba o vilão Bill, destruindo-o com a “Técnica dos Cinco Pontos para Explodir o Coração” — o golpe mais fatal das artes marciais. O movimento consiste numa combinação de cinco golpes com as pontas dos dedos em cinco pontos de pressão diferentes no corpo do alvo. Assim que a vítima se afasta e dá cinco passos, seu coração explode dentro do seu corpo, e ele desmorona no chão.

Este ataque faz parte da mitologia das artes marciais e não é factível nos combates da vida real. Porém, voltando ao filme, depois que Beatrix ataca Bill, ele faz as pazes com ela, calmamente, anda cinco passos e morre…

O que torna esse ataque tão fascinante é o tempo existente entre o golpe e o momento da morte: posso manter uma agradável conversa enquanto eu permanecer sentado e sossegado, mas durante todo esse tempo estarei ciente de que no momento em que eu começar a andar, meu coração irá explodir e eu cairei morto.

Não se parece com a ideia daqueles que especulam sobre como o coronavírus levaria o sistema comunista da China à sua queda? Numa espécie de “Técnica dos Cinco Pontos para Explodir o Coração” social, no regime comunista do país, as autoridades podem sentar-se, observar e atravessar os movimentos da quarentena, mas qualquer mudança real na ordem social (como confiar nas pessoas) resultará em sua queda.

Minha modesta opinião é muito mais radical: a epidemia do coronavírus é uma espécie de “Técnica dos Cinco Pontos para Explodir o Coração” de ataque ao sistema capitalista internacional — um sinal de que não podemos seguir pelo mesmo caminho que viemos até agora, de que precisamos uma mudança radical.

Fato triste: será preciso uma catástrofe

Há alguns anos, Fredric Jameson chamou a atenção para o potencial utópico dos filmes sobre catástrofes cósmicas (um asteroide que ameaça a vida na Terra ou um vírus que mata a humanidade, por exemplo). Tal ameaça global dá origem à solidariedade global, nossas pequenas diferenças se tornam insignificantes, todos trabalhamos juntos para encontrar uma solução — e aqui estamos hoje, na vida real. O ponto não é sobre curtir sadicamente o sofrimento generalizado, porque ele ajudaria nossa causa: pelo contrário, o ponto é refletir sobre o triste fato de que precisemos de uma catástrofe para nos permitirmos repensar as características básicas da sociedade na qual vivemos.

O primeiro esboço de modelo de uma coordenação global do tipo é da Organização Mundial da Saúde, da qual não estamos recebendo a tagarelice burocrática usual, mas avisos precisos, anunciados sem pânico. Tais organizações devem receber mais poder executivo.

Os céticos zombam de Bernie Sanders por sua defesa a uma saúde universal nos EUA — e não é que a lição da epidemia de coronavírus não apenas demonstra como ela é muito necessária, mas também que devemos começar a criar algum tipo de rede global de saúde?

Um dia após o vice-ministro da Saúde do Irã, Iraj Harirchi, aparecer em uma coletiva de imprensa para minimizar a disseminação do coronavírus e afirmar que as quarentenas em massa não seriam necessárias, teve de fazer uma breve declaração admitindo que contraiu o coronavírus e se isolou (inclusive, na sua primeira aparição na TV, ele já apresentava sinais de febre e fraqueza). Harirchi acrescentou: “Este é um vírus democrático, que não faz diferença entre pobres ou ricos, ou entre políticos e cidadãos comuns”.

Nesse ponto, ele estava correto — estamos todos no mesmo barco. É difícil não reparar na enorme ironia do fato: aquilo que nos uniu e nos levou à solidariedade global se expressa, no nível da vida cotidiana, em orientações severas para evitar o contato com os outros, e até de se isolar.

Além do mais, não estamos lidando apenas com ameaças virais — outras catástrofes já estão surgindo no horizonte ou mesmo acontecendo: secas, ondas de calor, tempestades fora de controle, etc. Para todos esses casos, a resposta não é o pânico, mas o trabalho árduo e urgente para estabelecer algum tipo de coordenação global eficiente.

Só estaremos a salvo na realidade virtual?

A primeira ilusão a ser dissipada é aquela formulada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, durante sua recente visita à Índia, onde ele disse que a epidemia recuaria rapidamente e que só precisamos esperar pelo seu pico, que a vida voltará ao normal.

Contra essas esperanças fáceis, a primeira coisa que precisamos aceitar é que a ameaça veio para ficar. Mesmo se a onda passar, ela reaparecerá em novas formas — quiçá bem mais perigosas.

Por esse motivo, podemos esperar que as epidemias virais afetem nossas interações mais elementares com outras pessoas e objetos ao nosso redor, incluindo nosso próprio corpo — evitar tocar em coisas que possam estar (invisivelmente) sujas, não sentar em assentos sanitários ou bancos públicos, evitar abraçar pessoas ou apertar as mãos. Podemos até passar a ter mais cuidado com gestos espontâneos: não encostar no nariz nem esfregar os olhos.

Portanto, não serão apenas o Estado e outras instituições nos controlando, devemos também aprender a nos autocontrolar e disciplinar. Talvez apenas a realidade virtual seja considerada segura e a movimentação livre em espaços abertos fique restrita às ilhas pertencentes aos ultrarricos.

Mas mesmo no nível da realidade virtual e da internet, devemos lembrar que, nas últimas décadas, os termos “vírus” e “viral” foram usados principalmente para designar vírus digitais que infectavam nossos espaços na web e dos quais não tínhamos consciência, pelo menos até que seu poder destrutivo fosse liberado (por exemplo, a destruição de nossos dados ou de discos rígidos). O que vemos agora é um forte retorno ao significado literal original do termo: as infecções virais trabalham de mãos dadas em ambas as dimensões, real e virtual.

O Retorno do Animismo Capitalista

Outro fenômeno bizarro que podemos observar é o retorno triunfante do animismo capitalista, de tratar fenômenos sociais como mercados ou o capital financeiro como uma entidade viva. Lendo a mídia empresarial, ficamos com a impressão de que, na verdade, não deveríamos nos preocupar com os milhares que morreram (nem com os outros milhares que ainda vão morrer), mas com os “mercados que estão ficando apreensivos”. O coronavírus perturba cada vez mais o bom funcionamento do mercado mundial e, segundo o que ouvimos, o crescimento pode cair dois ou três por cento.

Tudo isso não indica claramente a necessidade urgente de uma reorganização da economia global, que não esteja mais à mercê dos mecanismos de mercado? É óbvio que não estamos falando de comunismo às antigas, mas de alguma forma de organização mundial que consiga controlar e regular a economia — bem como limitar a soberania dos estados-nação quando necessário. Os países já conseguiram fazer isso no contexto da guerra no passado, e agora todos nós estamos, efetivamente, nos aproximando de uma guerra clínica.

Além do mais, não devemos ter medo de reparar em alguns efeitos colaterais positivos da epidemia. Um de seus símbolos são os passageiros aprisionados (em quarentena) em grandes cruzeiros — boa maneira de se libertar da obscenidade desses navios, devo dizer. (Só precisamos tomar cuidado para que as viagens a ilhas isoladas ou a outros resorts exclusivos não se torne, novamente, o privilégio de uns poucos ricos, como aconteceu décadas atrás com voos de avião). A produção de automóveis também se vê seriamente afetada pelo coronavírus — o que não é de todo ruim, já que isso pode nos levar a pensar em alternativas à nossa obsessão pelos veículos individuais. E a lista não para por aí.

Num discurso recente, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, declarou: “Não existe essa coisa de liberal. Um liberal nada mais é do que um comunista com um diploma”.

E se o contrário estiver certo? Se designarmos como “liberais” todos aqueles que se preocupam com a nossa liberdade; e, como “comunistas”, aqueles que sabem que só poderemos salvá-la por meio de mudanças radicais — já que o capitalismo global está cada vez mais próximo de uma crise? Então, deveríamos dizer que, atualmente, aqueles que ainda se reconhecem comunistas são liberais com diplomas — liberais que estudaram seriamente o porquê de nossos valores liberais estarem sob ameaça, e que tomaram consciência de que só uma mudança radical poderá salvá-los.

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14 comentários para "Zizek vê o poder subversivo do Coronavírus"

  1. Paulo disse:

    Nada como uma boa e velha dor de barriga para reconciliar os devaneios da mente com o corpo em sofrimento (algo como o desprezo que a realidade tem pela teoria). O único antídoto para a epidemia de Fakenews e Deep Fakes turbinadas pelo tiroteio multipolar das mídias digitais, pela ruína do ensino público laico de qualidade promovida pela sovinice neo-liberal e o desprestígio da grande mídia na gestão da opinião pública necessária para o controle das massas chama-se CAOS, CRISE e RUÍNA. A China parece ter passado pelo teste, resta saber como o resto do mundo sairá dessa. Eu daqui torço firmemente pelo caos, sempre renovador!

  2. josé mário ferraz disse:

    Não pode ter futuro uma sociedade cujos integrantes tenham por única preocupação seu bem-estar individual. O objetivo do bem-estar pessoal transformou em coisa do demônio as palavras socialismo e comunismo que expressam igualdade social entre as pessoas. Embora seja exagero pretender uma igualdade absoluta, é impossível permanecer a diferença tão gritante entre os seres humanos defendida pela política engendrada pelos ricos donos do mundo segundo a qual há pessoas que não precisam comer, vestir e morar. Comentaristas de politicagem e puxadores de saco dos detentores do desastrado poder econômico para quem riqueza pessoal é o que importa na vida, a troco do salário, juram de pés juntos estarem errados aqueles que se opõem a esse tipo de sociedade tão infeliz que a juventude se tornou depressiva e suicida. O grande problema da humanidade é deixa-se levar indiferentemente pela orientação alheia, independentemente de opinião pessoal. A guerra expõe esta realidade com clareza: jovens se matam mutuamente a despeito da contrariedade de seus familiares em nome de não se sabe o quê. Há necessidade de outro tipo de sociedade.

  3. david T disse:

    Enfim uma barreira ao Neoliberalismo . Enfim uma barreira Real à livra circulaçao da “mercadoria”
    .Da perversa circulacao liberal.
    Neoliberalismo propoe a livre , literalmente a livre ..circulacao de mercadorias, liberada de observacoes eticas, morais ou o que quer que sejam as interposicoes necessarias à livre circulacao da mercadoria , neoliberalismo que sempre recomenda para tal.. um Estado minimo…Flacido. Inobservante sobre tudo.
    .Enfim o coronavirus
    O Real se interpoe.
    “O Estado é o virus.”….
    .Há certa comicidade no capital.

  4. Anonymous disse:

    Interessante, porém tendencioso, já que é um vírus de laboratório criado pela própria elite que vem sabotando a sociedade desde mais de 500 anos, que agora o espalha para favorecer o cumprimento de seus objetivos para com a implantação da nova ordem mundial.
    É fato, já se queima dinheiro na China, logo eles abrirão o jogo e dirão que o dinheiro será virtual, a maior ditadura como nunca se viu está prestes a se levantar.
    Quem tem olhos veja, quem tem ouvidos ouça. O bem prevalecerá! O criador do céu, da terra e da fonte das águas prevalecerá!

  5. Zizek está certo ao afirmar que “outras formas de estar no mundo são necessárias”. Com a pandemia do Corona Vírus impondo a necessidade de isolamento, é possível que essa situação acelere exponencialmente o ritmo de adesão das tecnologias digitais que reduzem a necessidade de deslocamentos humanos. Second Life é uma plataforma lançada em 2003 com a proposta de reproduzir (e transcender) experiências e relações humanas através de um “mundo virtual”, desde então as tecnologias digitais evoluíram e se popularizaram bastante. Em outubro de 2019 a revista Exame publicou uma matéria informando que o banco Bradesco pretende fechar 450 agências físicas até o final de 2020, tornando-se cada vez mais digital. Quantas atividades presenciais podemos substituir hoje por soluções e experiências em ambientes digitais e realidades virtuais? Algumas das maiores empresas de tecnologia estão investindo alto em pesquisa e desenvolvimento de dispositivos de Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista que possibilitam elevar bastante a qualidade das interações humanas nos ambientes virtuais. Google Lens, Facebook Oculus/Horizon e Microsoft Hololens são alguns exemplos de dispositivos que podem ser utilizados para comunicação, trabalho, lazer e entretenimento, e que em pouco tempo podem tornar-se tão populares quanto os smartphones são hoje. 

  6. Carmem Carvalhaes de Oliveira disse:

    Li duas matérias hj q coloquei como comentário: e assim o mundo vai mudando. .. A primeira falava da ida dos chineses para a Italia, para ajudá los. A segunda q em Cuba nao tem virus ainda, mas dali é possivel surgir uma vacina. O mundo já está mudando !?!

  7. Platão do Sul disse:

    O autor é interessante. Este artigo, não. Efectua uma leitura do mundo neoliberal, do “mercado” capitalista e da ditadura dos poderosos, da “normalidade” das sociedades actuais, demasiado linear. Não é utópica porque não tem sequer bases bem construídas – as conclusões não derivam das premissas, são meros desejos. A realidade é muito mais complexa. Foi, aqui tratada de modo pseudo-filosófico e “ligeiro”. É pena!

  8. Homero Rodrigues de Sousa disse:

    O mundo atual e real precisa ser mudado,onde poucos tem a maior parte dos bens materiais e o resto da população (quando tem) é explorado no seu dia dia, através dos baixos salários,leis trabalhistas tendenciosas, educação e saúde pública de baixo nível. Nada como algo que faça essa classe exploradora sentir que o imponderável,como uma pandemia viral,possa afetar suas vidas e seus lucros. Deus existe

  9. Nelson disse:

    O caos é unipresente e permanente. Não precisa de torcida.

  10. Mar VElez disse:

    Bernie sanders, yang , e tantos outros defendem um Rendimento Básico Incondicional de emergência para combater a crise que aí vem. Acredito que não é com uma injecção de biliões de euros nos mercados mais uma vez que o BCE vai fazer alguma coisa útil, nunca foi. Mas podemos exigir que dê dinheiro directamente ás pessoas. É o que já está a ser feito nalguns países e o que até o Trump e o Boris consideram fazer.

  11. Héber Pelágio disse:

    É necessário um elevado grau de dissonância cognitiva para persistir com a crença nas ideia da esquerda depois de todas as provas que a história deu em sentido contrário.

    Importa observar que foi o próprio Karl Marx quem na obra Contribuição à crítica da Economia Política discerniu o cenário em que se formam as condições para um processo de revolução social, descrevendo-o da seguinte forma:

    ‘Em certa etapa de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade entram em contradição com as relações de produção existentes ou – o que é apenas a expressão jurídica delas – com as relações de propriedade no seio das quais se tinham até aí movido. De formas de desenvolvimento das forças produtivas, estas relações transformam-se em grilhões das mesmas. Ocorre então uma época de revolução social.’*

    Ora, para qualquer um que tenha vivenciado o período da Guerra Fria, não era difícil perceber que, enquanto os países capitalistas desenvolvidos avançavam, os países socialistas mostravam-se estagnados, tecnologicamente incapazes de acompanhar o seu ritmo de evolução. Ao rejeitar a busca pela maximização do lucro como instrumento de estímulo à inovação, os países socialistas acabaram se condenando à obsolescência. Assim, foram perdendo a chance de incorporar os ganhos de produtividade possibilitados pelo progresso tecnológico. Foi devido a este que os países capitalistas conseguiram proporcionar uma elevação maior do padrão de vida da sua população, mesmo sem perseguir o ideal igualitário. Daí até a “crise final do socialismo” (parafresando mais uma vez as definições do próprio K. Marx), foi uma mera questão de tempo! A China Continental conseguiu evitar um final semelhante ao da antiga U.R.S.S. ao combinar o Estado socialista (com sistema de partido único, sem divisão de poderes) com uma economia capitalista, mas os limites dessa “estranha” combinação ainda precisam ser exaustivamente testados.

    Enquanto que no capitalismo, alguns têm muito, no socialismo, ninguém tem nada! É por esse motivo que o melhor país socialista (Venezuela) ainda é pior do que o pior país capitalista (Haiti).

    Considerando a derrotada ACACHAPANTE que sofreu no mundo depois de promover o maior genocídio da história da humanidade, a esquerda já deveria ter sido extinta do cenário político no mundo inteiro.

    * Reproduzido conforme MARX, K. Prefácio à Contribuição à crítica da Economia Política, organizado por Florestan Fernandes e publicado com o título K. Marx: Teoria e processo histórico da revolução social, In Marx & Engels, Coleção Grandes Cientistas Sociais, História, vol. 36. São Paulo: Ática, 1983. p. 232. Edição comemorativa do centenário de falecimento de Karl Marx

  12. José Luiz disse:

    A síndrome covid-19 soou como a primeira trombeta para os que esperam pelo apocalipse.
    Mais interessante é observar como se comportaram os governos mundiais e a mídia
    Influenciadora das massas.Talvez precisamos doar mais sangue para seivar melhor a terra pois a falta de amor e o excesso ópio vão com certeza destruir a nossa humanidade.!

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