Uma viagem ao Oriente

.

Festa Literária em Olinda, PE, realizada entre 11 e 15 de novembro terá como tema as relações culturais entre Ocidente e Oriente

Entre os dias 11 e 15 de novembro ocorre em Olinda, Pernambuco, a VII Festa Literária Internacional de Pernambuco. O evento propõe aos participantes (autores e público) uma “Viagem ao Oriente”.  Diversos escritores da Ásia e do Oriente Médio marcarão presença no evento, com objetivo de apresentar suas culturas, debater temas da atualidade, comentar suas obras e, sobretudo, “tentar criar pontes entre culturas e civilizações em choques aparentes ou reais”.

A abertura de conferência será realizada por Deepak Chopra, autor e médico indiano, autor de mais de 25 livros. Entre outros convidados, a FLIPORTO realizará painéis com: Frei Betto, escrito, religioso e ativista dos Direitos Humanos (recentemente causou polêmica com um artigo defendendo a criminalização da homofobia); Derek Walcott, caribenho de Santa Lúcia e Prêmio Nobel da Literatura; Tariq Ali, escritor e ativista paquistanês; e  Joumana Haddad, poetisa libanesa e editora de uma revista censurada em diversos países árabes, feminista “em constante luta contra os estereótipos que o Ocidente criou acerca da mulher árabe”.

A programação do evento você encontra aqui. A maior parte das palestras será transmitida ao vivo pelo site do evento. Gilberto Freyre, sociólogo, antropólogo, escritor e historiador pernambucano, será o homenageado da Festa, que discutirá a influência do Oriente na diversidade cultural brasileira.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *