Um exemplo para tornar as cidades caminháveis
São José dos Campos, interior de SP, apresenta um programa para regularizar todas as suas calçadas
Publicado 08/02/2013 às 10:23
Por Gabriela Leite
Desniveladas, esburacadas, irregulares em declive e quase sempre sujas, as calçadas são um obstáculo à mobilidade urbana — em especial dos menos jovens — na maior parte das cidades do Brasil. São quase universais as leis que transferem a responsabilidade por elas ao proprietário do imóvel onde se situam.
Para tentar solucionar isto, a prefeitura da cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, está implantando, desde 2007, um programa de regulamentação que merece ser conhecido. O programa “Calçada Segura” procura registrar o calçamento a partir de diálogo com os proprietários. Orienta detalhadamente, por meio de uma cartilha, como devem ser construído. Procura tornar todas as ruas acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção e dificulta a regulamentação de edifícios que não estão com calçadas adequadas.O programa virou lei, e trouxe resultados aceitáveis, se comparadas ao caos que predomina em quase todo opaís: 30% das calçadas já foram reconstruídas,
Mas que sonho se este projeto fosse feito aqui em Florianópolis, onde nem no centro temos calçadas com medidas padrão e materiais adequados, e temos ruas que nem calçada tem!!!!
Vontade Política.
Quando se quer se consegue. É preciso que as pessoas sejam tratadas como cidadãos…Soluções existem…Parabéns aos que se dedicaram a esse projeto…
Isto nos mostra que é possível resolver a questão em nossas cidades. Basta vontade.
Esse projeto poderia se estender para todo o país, pois além de garantir a mobilidade urbana também contribui para a geração deempregos.