Transporte Tarifa Zero: Estônia mostra que é possível

130209-Tallin

.

Como Tallin converteu-se na primeira capital da Europa a adotar sistema de transporte público eficiente e gratuito

Por Gabriela Leite

A capital da Estônia, no Leste Europeu, começou 2013 com uma iniciativa inovadora, vinda da prefeitura: ônibus, tróleibus e bondes gratuitos para todos os moradores da cidade. A medida, aplaudida pelos cidadãos, foi tomada principalmente para diminuir o nível da poluição causada pelos automóveis — maiores vilões na contaminação do ar da cidade. Também ajuda em outros problemas de Tallin, como na redução do trânsito e garantia do direito à mobilidade para todos — inclusive quem não podia, antes, pagar as tarifas. A decisão democratizadora foi confirmada por referendo, no ano passado, com 75% de aprovação.

Além da gratuidade, vieram outras mudanças para dar preferência ao transporte coletivo: mais faixas exclusivas para ônibus e um sistema de semáforos adaptado para privilegiar os coletivos. Já no mês de janeiro, o uso de carro nas ruas da capital do país báltico, que tem 420 mil habitantes, reduziu-se em 15%; e o uso de ônibus aumentou 6%.

As autoridades esperam que os moradores que não eram registrados como residentes, passem a fazê-lo, e assim os impostos pagos à cidade cubram o déficit criado pelo fim da tarifa. A iniciativa faz Tallin a primeira capital europeia a ter transporte gratuito. Além dela, algumas outras pequenas cidades também já conquistaram o direito, como Châteauroux, na França, Hasselt, na Bélgica e Agudos, no interior de São Paulo.

Leia Também:

8 comentários para "Transporte Tarifa Zero: Estônia mostra que é possível"

  1. Com o dinheiro dos Barões do transporte público privatizado.

  2. O problema é que os nossos governante são eleitos com dinheiro dos Barão do Transporte.

  3. O maior problema a ser enfrentado por aqui, vai ser as concessões e o apoio financeiro que advém disso, mas quem sabe nossos governantes encontrem uma saída para isto também e possamos deixar nossos carros em casa, diminuindo esse imenso congestionamento que enfrentamos todos os dias!! Parem e pensem!!!

  4. Mário Guerreiro disse:

    Os impedimentos criados no Brasil se devem às infinitas ligações entre os setores públicos e nossos serviços e as instituições privadas. Onde há um jogo de apoios que inviabilizam melhorias reais em nosso sistema de transporte, "abre uma concessão aqui, tye dou um apoio financeiro aqui..
    ."

  5. A Eslovenia tbm provê transporte público gratuito em todas as áeas urbanas

  6. SrComendador Barbosa Lula disse:

    É possível! Só que é uma mudança de paradigmas, e isso o nosso sistema de produção não permite.

  7. Se as pessoas que acreditam que a dentre as causas para a redução da qualidade de suas próprias vidas nas cidades é decorrente também da incapacidade das cidades absorverem o nosso próprio uso contínuo e crescente de automóveis, por que não começar a pensar diferente? Quem está feliz com o futuro que vos espera, dedicando horas de suas vidas no trânsito, que fique calado…
    Do contrário: que se comece a pensar na idéia pela redução/eliminação da tarifa do transporte coletivo e taxação do uso individual. A lógica é mais clara do que se pensa. Todo mundo tem o direito de ocupar o espaço público necessário a si próprio, se quer ocupar um espaço de várias pessoas (ocupado pelo seu veículo), que pague pelo uso. Simples assim. Não adianta alegar que o transporte coletivo é de péssima qualidade, ninguém vai proibí-lo de optar por usar o seu veículo, apenas você tem que pagar por ocupar (privatizar) o espaço público excedente à sua própria pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *