Sorteio: A construção do feminino no cinema
De Almodóvar a O silêncio dos inocentes, curso da revista Cult analisa personagens femininas em cinco filmes, a partir da psicanálise e da crítica cinematográfica. Quem apoia nosso jornalismo concorre a duas vagas e tem direito a 15% de desconto
Publicado 27/06/2022 às 17:34 - Atualizado 27/06/2022 às 17:37
A Revista Cult, parceira editorial de Outras Palavras, oferece em julho por meio do Espaço Cult o curso online Cinema e Psicanálise: Cinco filmes, cinco personagens femininas, ministrado por Fabiane Secches, psicanalista e doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), nos dias 04, 11, 18 e 25 de julho e 1º de agosto, sempre das 19h30 às 21h30. Quem contribui com a rede Outros Quinhentos nos planos R$60/mês e R$600/ano concorre a duas vagas e tem direito a 15% de desconto na matrícula.
O curso tem como objetivo analisar a construção das personagens femininas em cinco filmes pré-selecionados de diferentes gêneros e épocas, partindo de recursos da psicanálise, da crítica cinematográfica e dos demais campos das ciências humanas que forem pertinentes. Para se matricular, não é necessária nenhuma formação prévia — basta se interessar pelas temáticas de gênero, cinema e psicanálise.
Serão analisadas as obras A filha perdida, de Maggie Gyllenhaal (2021), Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar (1999), Retrato de uma jovem em chamas, de Céline Sciamma (2019), O silêncio dos inocentes, de Jonathan Demme (1991) e As boas maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra (2017), com uma aula dedicada a cada um deles. Todos os filmes estão disponíveis em serviços de streaming e é recomendado que sejam assistidos previamente para que o acompanhamento do curso seja mais proveitoso. Para saber mais detalhes sobre a ementa, clique aqui.
Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!