Simpósio debate múltiplos aspectos da Censura

130815-censura

.

Programação sugere que restrições à liberdade de expressão tornaram-se mais sofisticadas e ocultas – por isso, é preciso estudá-las em profundidade

Por que discutir censura hoje? Participante do I Simpósio Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura, que ocorrerá nesta sexta-feira (16/8), na USP, a professora Andrea Limberto, das Escola de Comunicações e Artes (ECA), tem uma resposta enfática para esta pergunta. “O debate sobre a liberdade de expressão e censura não é apenas um exercício de revisão do passado recente. Tornou-se indispensável para observar o que ainda ecoa como interdição e restrição à liberdade individual”, diz ela.

A persistência das tentativas de limitar a livre-expressão será um tema central do simpósio. Ele se estenderá por todo o dia (das 9h30 às 19h, no auditório Paulo Emílio, da ECA – veja mapa). Colocará em diálogo treze pesquisadores, que farão reflexões acerca de questões como opinião pública, classificação indicativa, trabalho, humor, direito, cinema, internet, infância, gênero, sexualidade e Oriente Médio. Esta diversidade de enfoques é proposital. Outra organizadora do evento, a professora Maria Cristina Castilho da Costa, sustenta que “os procedimentos de cerceamento à livre expressão, ao direito à informação, transformaram-se em estratégias rebuscadas e nem sempre óbvias, como os tradicionais procedimentos da censura em períodos de exceção ou de precariedade institucional”. Para enfrentar tais estratégias, portanto, é preciso compreendê-las em profundidade.

O I Simpósio Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura é uma iniciativa do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM). Trata-se de um núcleo de apoio à pesquisa ligado à pró-reitoria de pesquisa da Universidade de São Paulo. Está baseado na Escola de Comunicações e Artes. Seu o objetivo é o estudo aprofundado da liberdade de expressão no século XXI e o acompanhamento da ação da censura na atualidade, apresentado por meio das mídias eletrônicas. Como os fatos envolvendo a censura atual são radicalmente diferentes daqueles estudados no passado em que o Estado autoritário era o principal agente dos mecanismos censórios, os estudiosos do OBCOM propõem uma metodologia diferente e buscam instituir uma plataforma acessível pela internet.

Eis a programação do simpósio desta sexta-feira:

9h30 Abertura

10h00 – 12h00 Mesa I

Profa. Dra. Sandra Reimão – Literatura

Professora da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH-USP/Leste), e do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Profa. Dra. Roseli Figaro – Mundo do Trabalho

Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho.

Profa. Dra. Eunice Prudente – Direito

Professora da Faculdade de Direito da USP, foi secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e destacou-se na luta pelos direitos humanos no Brasil.

Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes – Classificação Etária

Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), é pesquisadora com bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder de projeto, com apoio da FAPESP.

Prof. Dr. Ferdinando Martins – Sexualidade

Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP na área de Arte, Comunicação e Sociedade. Vice-diretor do Teatro da USP (TUSP) e Coordenador do Programa USP Diversidade.

Prof. Dr. Elias Thomé Saliba – Humor

Professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Seus estudos mais recentes giram em torno da história do humor no Brasil, envolvendo as diversas linguagens da representação cultural.

14h00 às 16h00 Mesa II

Prof. Dr. Ferdinando Martins – Oriente Médio

Vide CV acima.

Profa. Dra. Cristina Costa – Liberdade de Expressão

Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) e do Grupo de Pesquisa do Arquivo Miroel Silveira.

Profa. Dra. Bárbara Heller – Gênero

Possui Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista e é membro do Observatório em Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) da ECA-USP.

Profa. Dra. Renata Palottini – Arte

Professora do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, autora teatral e escritora premiada, tendo atuado no período da Ditadura Militar, quando sua produção artística foi censurada pelo regime.

Profa. Dra. Maria Luiza Marcílio – Infância

Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É pesquisadora do Instituto Fernand Braudel e trabalha com história social da infância e da família. Criou e dirige a biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP.

Profa. Dra. Cláudia Mogadouro – Cinema

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Graduada em História, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP.

16h30 às 17h30

Profa. Dra. Isabel Ferin, “Mídia e Corrupção política: condicionantes da liberdade de expressão”.

Professora da Universidade de Coimbra, vice-presidente do Centro de Investigação Media e Jornalismo (2011-2013) e Coordenadora de projetos aprovados pela Fundação Ciência e Tecnologia/Portugal.

17h30

Apresentação do OBCOM e lançamento do site.

18h30

Lançamento do livro: “A Censura prévia do teatro paulista”, de Maria Aparecida Laet. Editora Anna Blume.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *