Para repensar a política, em tempos áridos

160531-Urgencias2

.

Suely Rolnik e Tatiana Roque convidam a debater novos movimentos, choque com as forças reacionárias e atualidade – e ou reinvenção – da ideia de esquerda

URGÊNCIAS – Para pensar as forças políticas em jogo no Brasil

Uma proposição de Suely Rolnik e Tatiana Roque

Organização: Programa de Ações Culturais Autônomas (P.A.C.A)

Apoio: Instituto Goethe

Sábado 4 de junho, das 10h às 17h (confirme presença aqui)

Local: Rua Lisboa, nº 974, Pinheiros — Metrô Clínicas – S.Paulo (mapa)

A paisagem da sociedade brasileira vem sendo agitada por práticas de invenção que não param de proliferar, em diferentes setores da vida social, colocando em movimento e desestabilizando seus contornos. Essas ações tensionam a atmosfera criada pelas forças reacionárias e reativas que nos assombram desde a fundação do país, mas que parecem ter ganho um novo fôlego.

Como dar conta das experiências e das múltiplas ações que promovem transformações concretas em diversos campos da sociedade brasileira? Os termos e as práticas da esquerda, ou até mesmo a noção de esquerda, ainda são suficientes para descrever a variedade e a singularidade desses vetores de criação? A tradicional oposição entre direita e esquerda ainda nos serve para pensar a relação entre as várias forças em jogo no país? Ou será necessário pensar numa escala que vai de diferentes graus de identificação com o estado de coisas a diferentes graus de reconhecimento de seus pontos de asfixia? De diferentes graus de desejo de conservá-lo e de seu poder de agir a diferentes graus de desejo de criar desvios e de sua potência de agir?

160531-MTST

Como decifrar as novas estratégias de poder do capitalismo? Como evitar sucumbir ao medo e à reação que nos provoca, seja com a paralisia melancólica ou a pressa em se livrar dele, agarrando-se a velhas narrativas como tábuas de salvação? Como nomear e refletir sobre o presente para criar alianças que mobilizem potências para além de possíveis dicotomias entre pensamento e ação?

O segundo encontro do projeto Urgências é um convite a pessoas que buscam reinventar o presente em distintos setores da vida social, assim como a pessoas interessadas e implicadas neste debate, em um esforço de reflexão coletiva. Trata-se de tentar colocar em palavras as experiências em curso, de modo a favorecer possíveis colaborações entre práticas de intervenção e produção de sentido, sejam elas ativistas, teóricas, artísticas ou outras. Acreditamos que a partir desses lugares e do esforço conjunto para nomeá-los, poderemos perguntar o que de tais práticas ainda cabe, ou não cabe mais, no horizonte das esquerdas. E se essa pergunta nos interessa, é para fortalecer a mobilização de nossa potência de criação de novos horizontes, onde quer que cada uma de nós esteja.

 

Sem publicidade ou patrocínio, dependemos de você. Faça parte do nosso grupo de apoiadores e ajude a manter nossa voz livre e plural: apoia.se/outraspalavras

Leia Também:

Um comentario para "Para repensar a política, em tempos áridos"

  1. Regine Bandler disse:

    Desde Olinda, PE, como fazer para acompanhar e se possível contribuir ?
    ARTivista, do (agora extinto…) Grupo de Teatro Loucas de Pedra Lilás, Recife/PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *