Os próximos passos para a rede Outras Palavras

.

Novos colaboradores participam do blog coletivo. Encontro em São Paulo, em 1º e 2 de outubro, oferecerá formação teórica e prática sobre novas mídias 

Na semana de seu lançamento, o blog coletivo de Outras Palavras reuniu contribuições relevantes. Tadeu Breda, editor do site Latitude Sul, relatou o debate travado durante o IV Congresso Ibero-Americano de Cultura (em Mar del Plata, Argentina), sobre os possíveis papéis do jornalismo e dos jornalistas, em sociedades que vivem a emergência de uma nova cultura política — marcada pela busca de autonomia. Hugo Albuquerque, do blog Descurvo, refletiu sobre a proibição de uma festa na PUC-São Paulo, analisando como a atitude reflete o empobrecimento e mercantilização desta universidade, desde que sofreu intervenção da igreja católica. Ricardo Centofanti, do Sindicato dos Ferroviários de Sorocaba, debateu as alternativas para promover as ferrovias no Brasil — algo muito mais estratégico que o projeto (provavelmente megalomaníco) do trem-bala entre São Paulo, Rio e Campinas.

O blog pretende continuar reunindo colaboradores ilustres, e seu projeto tem um segundo viés. Estamos interessados em formar redes de pessoas dispostas a acompanhar temas nacionais e internacionais relevantes. Pensamos que tais redes poderão substituir, no futuro, as redações verticalizadas dos jornais, produzindo algo que eles abandonaram: informação profunda e diversa, que permita enxergar as sociedade como algo vivo, sobre o qual é possível intervir. Queremos envolver também, neste esforço, estudantes de jornalismo e de outros cursos, dispostos a examinar fatos e tendências relevantes e a redigir relatos sobre eles.

Promoveremos, nos dias 1º e 2 de outubro (sábado e domingo), em São Paulo, a primeira oficina de formação do projeto. Incluirá teoria e prática. Debateremos a crise do jornalismo comercial e as alternativas a ela. Examinaremos algumas das ferramentas de comunicação compartilhada que permitem captar, processar e compartilhar informação em rede. Praticaremos a redação de notas para o blog. Aguarde, nos próximos dias, detalhes sobre o programa e o formulário de inscrição para a oficina.

 

Leia Também:

2 comentários para "Os próximos passos para a rede Outras Palavras"

  1. Pertti Simula disse:

    Parabens pela inicativa e coragem, criatvidade!
    abracos
    Pertti

  2. Olá!! Esta é uma grande sacada!!! Vamos consolidar nossas redes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *