O Anti-Édipo: um marco do pensamento pós-68

Curso da Revista Cult, ministrado por pensadores como Vladimir Safatle, apresenta o Anti-Édipo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Quem apoia nosso jornalismo concorre a duas bolsas integrais e, se não tiver sorte, tem direito a 15% de desconto

.

O Anti-Édipo, primeiro volume da obra Capitalismo e Esquizofrenia escrito pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, foi publicado em 1972 e, cinquenta anos depois, segue influenciando novas gerações de teóricos e instigando debates sobre suas teses. 

Elaborado após o encontro dos dois autores na esteira das revoltas políticas de Maio de 1968, o livro é considerado, simultaneamente, um dos principais desdobramentos e resultados dos embates do período no campo da filosofia e da psicanálise. Seu estudo relacional entre capitalismo e esquizofrenia, passando por temas como fascismo, revolução e sociedade de consumo, engendrou conceitos como esquizoanálise e máquina desejante.

Em celebração aos 50 anos da obra, a Revista Cult, parceira de longa data de Outras Palavras, oferece o curso O Anti-Édipo de Deleuze e Guattari, ministrado por Vladimir Safatle, Larissa Drigo Agostinho, Sabrina Lasevitch, Julia Pedigone, Heitor Pestana, e Felipe Shimabukuro entre os dias 20 e 24 de junho, sempre às 19h. Para inaugurar essa nova etapa, sortearemos duas vagas entre quem faz parte da rede Outros Quinhentos nos planos de R$60/mês e R$600/ano, além de  disponibilizar um desconto de 15% na inscrição.
O curso pretende abordar os conceitos principais elaborados por Deleuze e Guattari em sua análise sobre o capitalismo à luz do marxismo, da psicanálise e da teoria social e sua pertinência para a compreensão e transformação da realidade brasileira. Para isso, ele será dividido em cinco aulas distribuídas entre os professores, cujos temas são “Uma história universal descolonial, o fim da teleologia e a permanência da revolução em Anti-Édipo e uma introdução à relação entre capitalismo e esquizofrenia”, “A noção de Urstaat no Anti-Édipo”, “Máquina e interpretação: considerações sobre o funcionalismo esquizoanalítico”, “A clínica na saúde pública brasileira à luz do Anti-Édipo” e “Quando a clínica encontra a política: desejo e revolução no Brasil hoje”. Clique aqui para saber mais detalhes sobre o curso.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: