Duas festas esquentam o Festival BaixoCentro

130322-baixocentro

.

Evento ocupará área central de São Paulo, entre 5 e 14 de abril — e terá mais de 500 atividades. Mas é possível começar a participar desde sábado

Por Gabriela Leite

O útil e o agradável: no próximo sábado (23), no centro histórico de São Paulo,  uma festa com música, dança, comidas e bebidas contribuirá com a arrecadação de dinheiro para o Festival BaixoCentro. Na terça-feira, 26, outra festa ocupará um espaço cultural na Vila Madalena. Ambas se juntam aos esforços de financiamento da segunda edição de um festival de rua que ocupa as ruas do centro da cidade, é auto-organizado e acontece sem dinheiro público nem de empresas.

Em 2012, o BaixoCentro foi, no Brasil, um dos acontecimentos mais importantes no movimento pela retomada das ruas e dos espaços públicos, que rediscute o futuro das cidades. Em 2013, o festival terá, entre 5 e 14 de abril, mais de quinhentas atividades — cinco vezes mais que no ano passado. Todas são “auto-organizadas” — ou seja, sugeridas por grupos e coletivos e viabilizadas por quem as propõe. Como na primeira edição, serão desenvolvidas em torno do Minhocão, uma via elevada que enfeia e inferniza os bairros centrais de Santa Cecília e Campos Elísios. A gestão do evento é horizontal e pede a colaboração de quem puder e quiser participar. Também é possível contribuir para o acontecimento do Festival pelo site Catarse, de financiamento colaborativo.

130322-baixocentrofestas

Para conhecer mais o BaixoCentro, vá às duas festas que acontecem essa semana. A de amanhã começará a partir do meio dia no Estúdio Lâmina, Avenida São João, 108 ap. 41. Na terça-feira, será no Armazém Piola, às 19h: Rua Aspicuelta, 547. Para ver as atividades inscritas no festival, acesse seu site. E para acessar todos os posts publicados por Outras Palavras sobre o BaixoCentro, entre aqui.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *