bell hooks: superar a raça, alcançar a libertação

Em obra lançada pela Elefante, autora alerta para o perigo da despolitização nos estudos de gênero e raça – e insiste na necessidade da luta pela emancipação. Quem é Outros Quinhentos concorre a dois exemplares e tem 25% de desconto no site da editora

.

Falecida nos últimos meses, a ativista e escritora estadunidense bell hooks é uma das principais referências do pensamento crítico em seu país. Nascida no estado sulista do Kentucky, onde se criou e também seguiu a carreira de professora universitária, hooks construiu ao longo da vida uma abordagem original e sensível sobre temas de gênero, raça e classe.

No último mês, Outras Palavras publicou a introdução de Escrever além da raça, uma de suas derradeiras obras. O livro foi lançado em 2013 nos Estados Unidos pela Routledge Books e acaba de ser traduzido e publicado para o português pela Editora Elefante, nossa parceira.

Outras Palavras e Editora Elefante sortearão 2 exemplares de Escrever além da raça, de bell hooks, aos apoiadores do nosso jornalismo. Membros da rede Outros Quinhentos também acessam um cupom de 25% de desconto no site da Elefante. As inscrições para o sorteio serão enviadas por e-mail e vão até quarta-feira, dia 10/08, às 14h.

No texto, hooks aponta um declínio do aspecto crítico e radical da produção acadêmica sobre gênero e raça, e alerta que, quando despolitizada, essa literatura pode servir para a continuidade da hegemonia do supremacismo branco na sociedade americana.

“Ao mesmo tempo que os temas de raça, gênero e classe ainda são discutidos, eles […] correm o risco de se tornar meros tópicos de investigação sem relação com o aprendizado transformador ou com a mudança prática”, diz a autora. Criticando a tendência de se desconsiderar a questão de classe nas perspectivas contemporâneas, ela aponta que “a posição central que a raça vem ocupando em nossos discursos políticos tem […] ofuscado o modo como disparidades de classe desestabilizam noções de unidade racial.”

Lançada no último mês no Brasil, a obra reúne ensaios de hooks que operam conjuntamente no sentido de sua afirmação de que “encontrar uma maneira de ir além da raça não é apenas a meta do pensamento crítico, é o único caminho para a longevidade emocional, o único caminho verdadeiro para a libertação”. Agora, os leitores que colaboram com o projeto de jornalismo profundidade e pós-capitalismo de Outras Palavras poderão participar do sorteio de dois exemplares de Escrever além da raça.

O formulário para se inscrever no sorteio será enviado por e-mail via newsletter exclusiva para os membros da rede Outros Quinhentos, e ficará aberto até o dia 10/08, quarta-feira, às 14 horas.

Das mãos de nossos amigos da Editora Elefante, já saíram oito livros de bell hooks para o público do nosso país. Dentre eles Ensinando pensamento crítico e Ensinando comunidade, onde a autora entra na seara da educação e se põe em diálogo crítico com as concepções pedagógicas de Paulo Freire. Mas sua obra não fica por aí – abarca também a crítica cultural, a literatura e suas famosas reflexões sobre o amor, que ela afirma ser o centro de seu pensamento.

Caso você se interesse em concorrer nesse e em outros sorteios que são disponibilizados todas as semanas para nossos apoiadores pela rede de parceiros de Outras Palavras, inscreva-se na rede Outros Quinhentos para ter acesso aos regalos e contrapartidas exclusivas.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do
site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: