A voz de Powerpaola nos quadrinhos de mulheres

Lote 42 lança novo trabalho da célebre quadrinista colombiana em projeto coletivo de editoras latinoamericanas. Artista reflete sobre a relação entre amor e deslocamento. Quem apoia nosso jornalismo concorre a 2 exemplares e tem 25% de desconto

.

Outras Palavras e Lote 42 sortearão dois exemplares de Todas as bicicletas que eu tive, da quadrinista colombiana Powerpaola, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado por e-mail e aceitará inscrições até quinta-feira que vem, 1/9, às 14h. Quem é Outros Quinhentos tem direito a 35% de desconto no site da editora.

É fato que não dialogamos tanto quanto poderíamos com nossos vizinhos, e que não somos tão bem integrados ao ambiente cultural latino-americano. O mais novo projeto da Lote 42, porém, é uma ambiciosa ação para remar contra essa maré: a casa participará da publicação internacional da mais nova obra de uma grande quadrinista colombiana radicada em Buenos Aires, juntando-se com editoras de cinco países diferentes no continente para a empreitada. 

Todas as bicicletas que eu tive é a sétima HQ de Paola Gaviria, a Powerpaola – e a segunda a sair no Brasil, depois de QP (2018). Ambas foram publicadas pela Lote 42, nossa parceira que é referência em publicações com trabalho gráfico arrojado e inovador. Paola já colaborou também com as ilustrações de Mó Viagem, a quarta edição de , a revista da editora.

Reconhecidos internacionalmente pela força e sensibilidade de sua auto-ficção, os quadrinhos de Powerpaola já viraram até filme. Vírus tropical (2011), o quadrinho de estreia que a projetou no cenário das HQs, foi adaptado para a grande tela em 2017, recebendo nomeações para vários prêmios internacionais da indústria cinematográfica. 

Ao dar às experiências pessoais o primeiro plano, podemos pensar em paralelos da historietista (como se define a colombiana) com outras gigantes da nona arte, como Marjane Satrapi, Julie Doucet e Alice Kominsky – todas referências para seu trabalho, afirma a própria. Na verdade, Paola dá bastante ênfase para a importância da conexão transnacional das autoras nos quadrinhos: junto de outras figuras de sua geração, foi fundadora do Chicks on comics, coletivo internacional que se define como “uma conversa em aberto” de mulheres que fazem HQs.

Todas as bicicletas que eu tive (Créditos: Powerpaola/Lote 42)

Além da Lote 42, estão envolvidas na publicação de Todas as bicicletas que eu tive as editoras El Fakir (Equador), La Silueta (Colômbia), Musaraña (Argentina) e Sexto Piso (México). Em todos os países, a graphic novel sairá com o belíssimo projeto gráfico desenvolvido pela La Silueta. Um experimento inovador e agregador, alinhado com o estilo da Lote 42 de explorar novas possibilidades da arte da editoração.

Celebrando o início de nossa caminhada juntos, sortearemos dois exemplares de Todas as bicicletas que eu tive entre os leitores que apoiam o nosso jornalismo. O formulário será enviado por e-mail no boletim exclusivo para os membros da rede Outros Quinhentos e aceitará inscrições até quinta-feira que vem, 1/9, às 14h.

Se você ainda não conhecia a Lote 42, não deixe de conferir o site da editora – nossos apoiadores têm direito a um cupom de 35% de desconto em todo o catálogo. Melhor ainda é visitar pessoalmente a Banca Tatuí, no centro de São Paulo, uma iniciativa da editora para a distribuição das novidades da literatura independente. As parcerias do Outros Quinhentos estão sempre em ampliação e oferecendo contrapartidas especiais – conheça e apoie!

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: