Sob Temer, um IBGE com horror ao brasileiro

Paulo-Rabello-de-Castro

Paulo Rabello de Castro no Instituto Millenium, um think-thank conservador.

.

Presidente do órgão afirma: “o povo é um bando de saqueadores dos privilégios públicos”. Para a coordenadora de censos, “o desemprego nos ajuda a trabalhar com salários menores”

Uma nota do Sindicato Nacional do IBGE

Sindicato Nacional, entidade que representa os trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), expressa publicamente seu repúdio às declarações do presidente do Instituto, Sr. Paulo Rabello de Castro, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, de 27/03/2017, bem como a política de “fazer mais com menos”, no caso do Censo Agropecuário.

De forma intempestiva Rabello de Castro afirma que a proposta da Reforma da Previdência do governo Temer é “mínima”, não é “dura” e “abrangente” o suficiente, que o servidor público é um “privilegiado”, que estamos vivendo um processo de “corrupção estatística”, que o IBGE deve deixar de ser “estatal” para ser “público” e, pior de tudo, que “o povo brasileiro é um bando de saqueadores dos privilégios públicos. Uns saqueiam mais, outros menos”. Além de outros absurdos típicos de quem não tem qualquer identidade com o órgão que preside.

O IBGE completa este ano 81 anos de intenso trabalho e aperfeiçoamento de sua capacidade de retratar o Brasil com informações confiáveis, de qualidade, com independência política e autonomia técnica. As atitudes que Rabello de Castro vem tomando à frente do Instituto são incompatíveis com a função que ele deveria exercer.

Ao aproveitar a indicação de Temer para atuar como um “cabo governamental” no IBGE, Rabello de Castro coloca em risco não apenas a credibilidade que a Instituição alcançou nacional e internacionalmente ao longo do tempo, mas faz isso antidemocraticamente, constrangendo todo o seu corpo funcional a enfrentar a resistência cada vez maior de informantes e a dúvida de usuários do IBGE, agora classificados pelo seu atual Presidente como ladrões.

Rabello cita como exemplo positivo de “fazer mais com menos” o Censo Agropecuário, que será realizado com menos de 50% do valor original e 1/3 das variáveis de respostas do projeto original, impactando diretamente o conhecimento de toda a complexidade do setor rural brasileiro. Não adianta querer “dourar a pílula” dizendo que sacrificou-se apenas o conhecimento de “detalhes” da realidade rural, pois a ausência de mais de 1.000 possibilidades de respostas significa uma capacidade menor de conhecer a diversidade do campo brasileiro e restringir-se a apenas o que se considera “padrão”.

Por trás de um argumento tecnicista está um componente político e ideológico claro: a atual gestão está programando o que talvez seja o último Censo Agropecuário do IBGE e sua capacidade de mostrar as desigualdades do campo brasileiro em nível municipal.

A cada corte orçamentário justificado tecnicamente pelo corpo gerencial do IBGE, avança o projeto de precarização do Instituto. Cada perda do orçamento, em que se dá um jeitinho para fazer a pesquisa “caber” no “cinto apertado”, pavimenta o caminho para o torniquete posterior. Com isso, aumenta a cada dia a carga de trabalho e o número de trabalhadores temporários com baixos salários e poucos direitos que devem suportá-la.

É absolutamente surpreendente que a coordenadora dos Censos do IBGE diga em entrevista coletiva que “uma coisa ruim para o Brasil, mas que aqui nos ajuda, é que o desemprego nos ajuda a trabalhar com salários menores”, sobre a redução dos salários dos recenseadores.

A ASSIBGE-SN sempre se posicionou sobre cortes orçamentários. Quando o Sindicato tentou fazer mobilização através de assembleias, de reuniões, de debates com setores da sociedade sobre adiamento e cancelamento do Censo Agropecuário e a Contagem da População, os trabalhadores foram severamente punidos, com a restrição de espaços, de horário para reuniões e, muitas vezes, advertências da direção do órgão.

O que nos estranha é que o corpo gerencial não tenha se manifestado publicamente nestes casos, como ocorreu, por exemplo, em relação à crise da PNAD Contínua de 2014, em que duas diretoras pediram exoneração de seus cargos. Jogar nas costas da sociedade e da imprensa a responsabilidade pelos questionamentos aos cortes é omitir o silêncio do corpo gerencial.

Os trabalhadores do IBGE não compactuam com as posições de Rabello de Castro. A ASSIBGE – Sindicato Nacional, desde que tomou conhecimento da indicação deste empresário para a presidência do Instituto, vem alertando a sociedade sobre o conflito de interesses envolvido no caso, e já encaminhou denúncia à Corregedoria Geral da União e à Comissão de Ética da Presidência da República. É preciso que toda a sociedade brasileira esteja ciente dos riscos que o IBGE está correndo sob a direção de Rabello de Castro.

O IBGE é um órgão de Estado e não de governo. Seus trabalhadores não se consideram e nem consideram a população brasileira “um bando de saqueadores”, como afirmou o Presidente do IBGE. Pelo contrário, entendemos a população brasileira como parceira da nossa missão institucional de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania. Somente quem quer destruir o IBGE joga contra a sua missão institucional.

Contamos com a colaboração da sociedade brasileira para denunciar este verdadeiro absurdo, que, somado à decisão de levar a campo um Censo Agropecuário mutilado, com ausência de questões fundamentais para o conhecimento da complexa realidade do setor rural brasileiro (especialmente nos temas de qualificação do perfil sócio demográfico da população do campo, da agricultura familiar, do uso de agrotóxicos e da avaliação que esta população faz das dificuldades de seguir produzindo alimentos), não está à altura da importância e do peso que o IBGE tem para a sociedade brasileira.

Saqueador é quem retira direitos do povo brasileiro.

Corrupção estatística é hipotecar o conhecimento da complexa realidade do campo brasileiro a uma eventualidade futura.

O IBGE não é Rabello de Castro! O IBGE são seus trabalhadores e pertence ao povo brasileiro!

Leia Também:

7 comentários para "Sob Temer, um IBGE com horror ao brasileiro"

  1. norton seng disse:

    Pelos inegáveis fatos, o non-sense, o surrealismo, a mentira e o esdruxulismo se tornaram a tônica do governo atual. Onde estamos? E, pelos mesmos fatos, para onde irá este país e todos nós que nele vivemos?

  2. Erni Seibel disse:

    Como professor e pesquisador que utiliza com frequência os dados do IBGE lamento o processo de descaso e intervenção que o mesmo vem sofrendo. O comprometimento da autonomia e qualidade do trabalho do IBGE pode afetar a legitimidade da instituição.

  3. Flavio Antonio de Castro disse:

    Estamos, diariamente, colhendo, o frutos do golpe contra a presidenta eleita. Fora quadrilha de golpista!

  4. Maria Lucia Collier disse:

    É pena não haver a possibilidade de encaminhar por Whatsapp

  5. Renato disse:

    Estão minando as Instituições públicas que, sem dúvida, prestaram e ainda prestam bons serviços. Temos, credito firmemente que vivemos uma cleptocracia nesse país. Pelo menos as mais variadas informações apontam nessa direção. É revoltante ter consciência de que estamos sendo roubados cotidianamente. Essa gente (políticos empresários e não empresários, essa elite causadora de tantas injustiças) não podem continuar nos governando. Temo que por um basta. Nunca se viu tanta roubalheira através de sonegação, do propina entre outras formas de nos roubarem. Se assim continuar o povo vai por para correr essa gente, vai expulsá-los desse país. Estamos no limite.

  6. euclides de oliveira pinto neto disse:

    Mais um canalha, mentiroso e vendilhão. O povo brasileiro acredita nos dados passados pelo IBGE, pois tem certeza da retidão de comportamento de seus funcionários. Castrar informações importantes que servem para estabelecer um juizo de razão mais acurado é no mínimo falta de bom senso. Este cretino não possui nenhuma qualidade para o exercício da função, a não ser a proximidade com “amigos do poder”… Existem muitas outras áreas onde podem ser feitas reduções de custos… não na qualidade das informações contidas nos censos, que todos utilizam para realizar suas projeções e avaliar potencialidades… Está querendo se promover, visando uma “boquinha” melhor remunerada ou onde a posição para decidir pode representar uma gorda recompensa (em dólares)…

  7. Iza disse:

    O povo não tem culpa na “crise” da administração pública. Quando irão cobrar os burladores de ICMS?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *