Renda Básica e Comuns: além do Trabalho-Mercadoria | O FUTURO DO TRABALHO NO BRASIL
25/9, 6ª feira – 19h
com Eduardo Fagnani e Ladislau Dowbor
Ao contrário do que ocorreu por séculos, desde a Revolução Industrial, a luta salarial e por direitos laborais deixou de ser o grande instrumento de distribuição da riqueza coletiva. As transformações tecnológicas e a financeirização reduziram, por um lado, o poder de barganha dos trabalhadores empregados (ao criarem um gigantesco exército de reserva); por outro, ampliaram o papel do crédito e da moeda na captura da riqueza. É possível usar estes mesmos instrumentos em favor da transformação social? Como a garantia de um salário mensal independente de trabalho, e capaz de assegurar uma vida digna, pode mudar a sociedade? E de que forma complementá-lo com a desmercantilização e garantia de excelência de serviços públicos como Saúde, Educação, Moradia, Cidades Habitáveis e Transportes Públicos
Mesa 7 do ciclo de debates O Futuro do Trabalho no Brasil
PARTICIPANTES
Eduardo Fagnani – É professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho – CESIT e coordenador da rede Plataforma Política e Social.
Ladislau Dowbor – É economista, professor e autor do site Outras Palavras. É professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 40 livros, entre eles, “A Era do Capital Improdutivo”, publicação da parceria entre Autonomia Literária e Outras Palavras.
Mediação: Antonio Martins, editor de Outras Palavras
PARA REFLETIR: TEXTOS, LIVROS E VÍDEOS
Renda Básica e Comuns: além do Trabalho-Mercadoria é o sétimo encontro do ciclo de debates O Futuro do Trabalho no Brasil, promovido por Outras Palavras, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. Online e gratuito, acontece de 11 a 30 de setembro, às segundas, quartas e sexta. Para participar, siga nosso canal do Youtube e nos acompanhe no Facebook, no Twitter e no Instagram.
Veja os demais diálogos:
A. DIAGNÓSTICOS: ASSIM VOLTAMOS A PRODUTORES PRIMÁRIOS
1. Radiografia da crise do Trabalho
2. Como nos tornamos tão primários
3. As ilusões baldias da “Reforma” Trabalhista
B. CAMINHOS PARA REVERTER A REPRIMARIZAÇÃO
4. Estratégias para a reindustrialização
5. Os serviços sofisticados: Cultura e do Conhecimento
6. Agronegócio ou Agroecologia? Um choque de projetos
C. OS NOVOS REGIMES DE PRODUÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZAS7