O investimento público contra a ditadura das finanças | O FUTURO DO TRABALHO NO BRASIL

28/9, 2ª feira – 19h
com David Deccache e Ermínia Maricato

Embora seja mecanismo fundamental de distribuição de renda e riqueza, a Renda Básica não assegura a requalificação produtiva. E, herdeiro do colonialismo, o setor privado brasileiro é notoriamente incapaz de pensar tanto o país a longo prazo quanto as estratégias para reconstrução nacional. Para planejar estas duas tarefas, o Estado terá papel essencial. Instrumentos prováveis, neste esforço, são a Virada Socioambiental (Green New Deal, na versão anglófona), a Garantia de Emprego Digno e a revisão das políticas de uso da terra. Por meio destas ações, o Estado assume um vasto conjunto de obras e investimentos públicos, capazes de assegurar condições de vida dignas e comandar a transição para uma economia de zero emissões de carbono. Ao mesmo tempo, ocupa os trabalhadores necessários para a tarefa e, ao desconcentrar a propriedade fundiária, incide sobre a economia, a política, o meio ambiente, a reprodução da força de trabalho, o bem viver. Para realizar estes projetos serão necessárias mobilização social e recursos. A Teoria Monetária Moderna ajudará a encontrá-los?

Mesa 8 do ciclo de debates O Futuro do Trabalho no Brasil


PARTICIPANTES

David Deccache – É economista, pesquisador e autor do site Outras Palavras. É Mestre em Economia pela UFF, ativista dos direitos humanos e, atualmente, exerce o cargo de Assessor Econômico da bancada de Deputados Federais do PSOL.

Ermínia Maricato – É arquiteta, urbanista, professora aposentada e pesquisadora pela USP e ativista brasileira. É reconhecida por seu trabalho no campo do urbanismo e sua luta pela Reforma Urbana no Brasil, foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da prefeitura de São Paulo na gestão de Luiza Erundina e secretária executiva do Ministério das Cidades no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Mediação: Antônio Martins, editor de Outras Palavras


PARA REFLETIR: TEXTOS, LIVROS E VÍDEOS


Teoria Monetária Moderna e novos horizontes do Público é o oitavo encontro do ciclo de debates O Futuro do Trabalho no Brasil, promovido por Outras Palavras, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. Online e gratuito, acontece de 11 a 30 de setembro, às segundas, quartas e sexta. Para participar, siga nosso canal do Youtube e nos acompanhe no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Veja os demais diálogos:

A. DIAGNÓSTICOS: ASSIM VOLTAMOS A PRODUTORES PRIMÁRIOS

1. Radiografia da crise do Trabalho

2. Como nos tornamos tão primários

3. As ilusões baldias da “Reforma” Trabalhista

B. CAMINHOS PARA REVERTER A REPRIMARIZAÇÃO

4. Estratégias para a reindustrialização

5. Os serviços sofisticados: Cultura e do Conhecimento

6. Agronegócio ou Agroecologia? Um choque de projetos

C. OS NOVOS REGIMES DE PRODUÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZAS

7. Renda Básica e Comuns: além do Trabalho-Mercadoria

9. A garantia de direitos no mundo pós-CLT