Os serviços sofisticados: Cultura e Conhecimento | O FUTURO DO TRABALHO NO BRASIL

21/9, 2ª feira – 19h
com Célio Turino, Leonardo Foletto e Tatiana Roque

Em todas as economias – inclusive na chinesa, a “fábrica do mundo” –, o chamado “setor de serviços” está se tornando o polo mais dinâmico e gerador de riquezas. O problema é qual setor de serviços. Este rótulo genérico abriga desde o camelô que se espreme numa rua insalubre até o cientista, o escritor, o designer, o desenvolvedor de TI. Como o Brasil pode aproveitar e estimular, numa requalificação de sua economia, traços socioculturais notáveis, como a criatividade, a irreverência, a versatilidade? Como construir uma Economia da Cultura, do Conhecimento, da Ciência e dos Afetos avançada, inclusiva e redistributiva? Como seus ritmos próprios, ligados à criação e à inventividade, podem abrir caminho para uma proposta essencial no século XXI: a redução geral das jornadas de trabalho?

Mesa 5 do ciclo de debates O Futuro do Trabalho no Brasil


PARTICIPANTES

Célio Turino – É historiador, escritor agente cultural e político brasileiro. Mestre em História pela Unicamp. Foi secretário de cultura e turismo em Campinas 1990/92 e diretor de esportes e lazer em São Paulo 2001/2004. Foi secretário nacional da Cidadania Cultural – Ministério da Cultura, sendo responsável pelo conceito e implantação dos Pontos de Cultura em todo Brasil.

Tatiana Roque – É professora e matemática. É professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leonardo Foletto — Jornalista, professor e pesquisador, doutor em comunicação pela UFRGS. Edita o BaixaCultura desde 2008, é integrante da CCD Porto Alegre, do Creative Commons Brasil e do LabCidade (FAU-USP)

Mediação: Antônio Martins, editor de Outras Palavras


PARA REFLETIR: TEXTOS, LIVROS E VÍDEOS


Os serviços sofisticados: Cultura e do Conhecimento é o quinto encontro do ciclo de debates O Futuro do Trabalho no Brasil, promovido por Outras Palavras, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. Online e gratuito, acontece de 11 a 30 de setembro, às segundas, quartas e sexta. Para participar, siga nosso canal do Youtube e nos acompanhe no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Veja os demais diálogos:

A. DIAGNÓSTICOS: ASSIM VOLTAMOS A PRODUTORES PRIMÁRIOS

1. Radiografia da crise do Trabalho

2. Como nos tornamos tão primários

3. As ilusões baldias da “Reforma” Trabalhista

B. CAMINHOS PARA REVERTER A REPRIMARIZAÇÃO

4. Estratégias para a reindustrialização

6. Agronegócio ou Agroecologia? Um choque de projetos

C. OS NOVOS REGIMES DE PRODUÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZAS

7. Renda Básica e Comuns: além do Trabalho-Mercadoria

8. Teoria Monetária Moderna e novos horizontes do Público

9. A garantia de direitos no mundo pós-CLT