Para entender (e enfrentar) o capitalismo de plataforma
Publicado pela Boitempo, parceira de Outras Palavras, Os laboratórios do trabalho digital investiga a precarização da vida via aplicativos – e as novas formas de organização contra despotismo dos algoritmos. Quem apoia nosso jornalismo concorre a 3 exemplares e têm 25% de desconto
Publicado 10/09/2021 às 20:05 - Atualizado 14/09/2021 às 12:17
De uso cada vez mais comum e presentes em definitivo na gramática do capital contemporâneo, novos termos como “plataformização”, “uberização”, “dados” e “algoritmos” fazem parte do universo do trabalho mediado por plataformas. Da mesma maneira, as lutas dos trabalhadores ganharam novos moldes, com o cooperativismo de plataforma, o sindicalismo digital e as plataformas de propriedade dos trabalhadores.
Em “Os laboratórios do trabalho digital”, publicado pela Boitempo, parceira de Outras Palavras, Rafael Grohmann traça um panorama dos estudos sobre trabalho e tecnologia, entrevistando referências no Brasil e no mundo, como Virginia Eubanks, Jamie Woodcock, Ursula Huws, Ludmila Costhek Abílio e Ricardo Antunes. Grohmann trata o cenário atual do trabalho em plataformas como um laboratório de experimentação de novos mecanismos de subjugação da classe trabalhadora no capitalismo, mas também um campo fértil para construção de caminhos alternativos para enfrentar as lógicas despóticas das corporações que exploram o trabalho digital e reorganizar a luta dos trabalhadores.
Leia a introdução do livro, publicada em Outras Palavras:
Para vencer a distopia da exploração digital
Livro provocador investiga o capitalismo de plataformas, por meio do qual sistema busca sobrevida. Os riscos de trabalho brutalmente precário, alienante e vigiado. Na busca de novas formas de luta social, o papel da imaginação e ousadia política
Por Rafael Grohmann
Você pode concorrer a um dos três exemplares do livro em sorteio, caso seja um colaborador de Outros Quinhentos — nosso projeto de financiamento coletivo por um jornalismo de profundidade. Se você ainda não colabora, saiba como aqui. Enviaremos em seu email o formulário para você se inscrever até às 15h de sexta-feira (dia 17) e também o cupom para acessar desconto de 25% em toda a loja da Boitempo Editorial.
Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos etc.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos