As múltiplas vozes do Chile rebelde

Da rebelião social de 2019 à Constituinte, livro recém-lançado da Editora Elefante analisa as recentes transformações no país — e como a imaginação política pode superar o neoliberalismo. Quem apoia nosso jornalismo concorre a três exemplares e tem 25% de desconto

Vozes insurgentes das periferias, dos territórios espoliados, das vidas precárias, dos sem-teto e sem-aposentadoria formam um robusto coro contra o pesadelo neoliberal, recuperaram a esperança no futuro e formulam uma nova Constituição que pode enterrar décadas de neoliberalismo no país. Obra de Tinta Limón, Chile em chamas, recém-lançada pela Editora Elefante, parceira de Outras Palavras, é convite para entender as recentes transformações no país. 

Neste livro, uma análise sagaz sobre as lutas sociais e os movimentos que alimentam a luta anticapitalista e coletiva chilena e como eles criaram, por meio de uma nova “poética da rebelião”, um novo horizonte político — que passa pelo feminismo, pela resistência indígena, pelo Comum e pela solidariedade. Como a introdução do livro aventa: “O modelo chileno está virando do avesso. Agora somos nós, os precários do Brasil e da América Latina”.

Leia trecho publicado por Outras Palavras:

O Chile mostra que ainda podemos despertar
Como o país sulamericano mais submetido ao fascismo e às políticas neoliberais insurgiu-se? Livro desnuda o processo surpreendente que, em poucos meses, sacudiu a desesperança, levou à Constituinte e pode refundar o país
Por Joana Salém Vasconcelos  

Outras Palavras e Editora Elefante sortearão três exemplares do livro aos apoiadores de nosso jornalismo de profundidade e sem catracas. Mandaremos por e-mail o formulário para participar do sorteio e o cupom de 25% de desconto na loja online da editora. As inscrições vão até o dia 13/10, às 15h.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos etc.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *