Outros mundos tecnológicos com Yuk Hui

Chega ao Brasil, pela Ubu, instigante livro do pensador chinês, que analisa a técnica a partir de cosmovisões não-eurocêntricas. Quem contribui com Outras Palavras concorre a dois exemplares e tem até 30% de desconto

Tecnodiversidade, de Yuk Hui (2021). Tradução de Humberto do Amaral. 192 páginas. Editora Ubu. Compre-o aqui

Tecnodiversidade, de Yuk Hui, publicado pela Editora Ubu, parceira de Outras Palavras, reúne os principais textos do filósofo da tecnologia chinês. Considerada uma das figuras mais influentes no debate sobre tecnologia e inteligência artificial, ele desenvolve o conceito de “cosmotécnicas”, tecnologias desenvolvidas em contextos locais, particulares, que conteriam as saídas para a atual crise ecológica, política e social mundial.

Crítico do eurocentrismo, que recalcou diversas cosmovisões, impondo sua técnica como universal e dissociando-a do coletivo, ele mostra na cultura oriental há elementos para contrapô-lo. Uma visão decolonial para superar a crise civilizatória que atravessamos, propondo a criação de novos futuros tecnológicos.

Leia um dos capítulos, publicado por Outras Palavras em 11/2:

Em Yuk Hui, uma Filosofia da Tecnodiversidade
Sai no Brasil livro de pensador chinês que convida a superar fatalismo diante da tecnologia. Ele sugere reivindicar, contra a concepção linear e única de progresso típica do eurocentrismo, um mundo em que muitas cosmotécnicas sejam possíveis
Por Yuk Hui

Junto com a Ubu, oferecemos dois exemplares em sorteio para nossos apoiadores do Outros Quinhentos.

Basta preencher este formulário até às 12h de segunda-feira, 8/3.

Lembramos que a Editora Ubu também dá desconto de 25% em todos os títulos para nossos leitores-apoiadores. Se você contribui com nosso jornalismo de profundidade, receberá o cupom junto com o resultado do sorteio, por email. Se tem interesse em colaborar com Outras Palavras, é descomplicado e rápido, saiba como. Há opções a partir de R$ 15 – e você ganha regalos e acessa descontos e sorteios imperdíveis como este.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos etc.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *