Marx e o método dialético aplicado à investigação

Caixa de Ferramentas, plataforma de cursos parceira de Outras Palavras, traz curso com o professor Walter Lippold. Quem apoia nosso jornalismo sem catracas ganha inscrições com 15% de desconto!

Pensando na importância da aprendizagem de um método dialético que apoie a investigação no campo das ciências humanas, a plataforma Caixa de Ferramentas traz o curso “Método dialético para análise de conjuntura, estudo e sala de aula”, ministrado pelo professor Walter Lippold. O curso é voltado aos militantes dos movimentos sociais, ao público acadêmico, como os estudantes de graduação e pós, e demais interessados em aprender sobre o método dialético.

A escolha de um método de pesquisa torna-se também uma escolha política, especialmente quando a produção de conhecimento está perpassada pelas contradições de uma sociedade dividida em classes. Este curso tem como objetivo ensinar as bases do método dialético desenvolvido por Marx, em sua superação do idealismo hegeliano e utilizado para a produção de O Capital. Serão estudadas as categorias utilizadas e as duas etapas elencadas por Marx: o método de investigação e o método de exposição. De Heráclito, o curso passará pela ciência da lógica de Hegel para chegar a Marx e Engels em sua dialética materialista e posteriormente será abordada a obra de marxistas como Lênin, Mao, Lukács, Fanon e Kosik.

Partindo das categorias e conceitos do método, enfatizando a contradição, o
desenvolvimento e a totalidade concreta, serão utilizadas as ferramentas teóricas para ler e escrever no mundo, para análises de conjuntura e para a sala de aula.

Caixa de Ferramentas oferece aos apoiadores do jornalismo independente e sem catracas de Outros Quinhentos desconto de 15% na inscrição do curso, que tem início amanhã! Enviaremos por e-mail o cupom de desconto especial, fique de olho!

Sobre o professor: Walter Lippold é autor da obra “Frantz Fanon e a Revolução Argelina”, que será lançada em 2021 pela Editora Ciências Revolucionárias. Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2019), defendeu a tese intitulada: “Frantz Fanon e a rede intelectual argelina: circulação de ideias revolucionárias e sujeito coletivo no jornal El Moudjahid (1956-1962)”. Mestre em Educação (UFRGS, 2008), pesquisou a formação de professores e o ensino de História da África. Possui especialização em História do Mundo Afro-Asiático (2005) e Licenciatura Plena em História pela Faculdade Porto-Alegrense (2003), quando iniciou seus estudos sobre Argélia com uma monografia intitulada “O pensamento anticolonial de Frantz Fanon e a Guerra da Independência na Argélia”. Membro e cofundador do Coletivo Fanon, ao lado do Prof. Orson Soares. Em 2021 completou 20 anos de ensino de História, ministrando disciplinas como História Afro-Asiática e História Contemporânea.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos etc.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *