Afetos e insubordinações de Paulo Freire

Em novo livro da Expressão Popular, o educador brasileiro é visto “mais de perto”: suas vivências, poéticas, a vida no exílio e as últimas conferências. Quem apoia nosso jornalismo de profundidade concorre a três exemplares e tem 20% de desconto

No centenário de Paulo Freire, Clodomir Santos de Morais celebra o educador brasileiro com obra em formato de 12 cenários, com histórias reais vivenciadas por Freire, mas pouco exploradas em livros e na mídia. A ideia é provocar no leitor um filme mental instigante, leve e intimista, permeado sempre com as ideias insubordinadas do educador. Esta obra – Cenários da Libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade – é uma coedição entre o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) e a Editora Expressão Popular, parceira de Outros Quinhentos.

“Revoltando o leitor”, o livro começa com a descrição dos horrores do golpe de 1964, abordando a ação civil-militar de autoritarismo e violência por parte do Estado. Nos cenários seguintes, há acolhimento no discurso, abordando histórias curiosas sobre Paulo Freire, seus afetos, a socialização na prisão e a volta do exílio. 

O último cenário, em especial, é um relato de como o autor teve que intervir para que Paulo Freire proferisse duas conferências na Universidade Federal de Rondônia, onde vivia – quarenta dias antes de seu falecimento.

Outras Palavras e Expressão Popular sortearão três exemplares do livro aos apoiadores de nosso jornalismo de profundidade e sem catracas. Mandaremos por e-mail o formulário para participar do sorteio e o cupom de 25% de desconto na loja online da editora. As inscrições vão até o dia 11/10, às 15h.

Não sabe o que é o Outros Quinhentos?

Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.

É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos etc.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *