A universidade brasileira no olhar de Florestan

Obra reúne ensaios escritos pelo sociólogo entre 1967 e 1968, a partir de conferências realizadas na época sobre as “reformas de base”. O livro foi destaque de maio da editora parceira Expressão Popular, com exemplares em sorteio para Outros Quinhentos

Por Simone Paz

A Editora Expressão Popular é parceira de Outras Palavras e todo mês lança algum novo livro relevante para o debate atual, por meio do seu Clube do Livro.

Em maio, o destaque foi para obra de Florestan Fernandes: político, sociólogo e ensaísta brasileiro, considerado o fundador da Sociologia Crítica no Brasil e ganhador do Prêmio Jabuti em 1964, pelo livro Corpo e alma do Brasil. Ele também foi agraciado postumamente em 1996 com o Prêmio Anísio Teixeira.

O livro Universidade brasileira: reforma ou revolução? inclui nove primorosos ensaios de Florestan, muitos deles estruturados a partir das conferências realizadas no contexto mais amplo do que se convencionou chamar “reformas de base”, entre os anos de 1967 e 1968. Inicialmente organizado para ser lançado em 1969, ano da aposentadoria compulsória do autor imposta pela ditadura civil-militar, teve sua primeira edição somente em 1975.

Os escritos registram a memória de intervenções públicas realizadas, de acordo com o autor, com o intuito de colaborar com estudantes, intelectuais, políticos e os colegas da resistência no processo de reflexão sobre a cooptação da bandeira da Reforma Universitária operada pelos militares. Este livro traz uma luminosa contribuição para o estudo da escola superior tradicional, desse processo tortuoso de Reforma Universitária e da passagem para o que Florestan chamava de universidade “multifuncional e integrada”.

A Expressão Popular oferece exemplares de seus lançamentos todo mês, para sorteio entre nossos apoiadores do Outros Quinhentos — financiamento coletivo que sustenta nosso site. Além disso há o desconto de 20% para compras no site da editora, disponível mediante cupom para todos nossos apoiadores.

Para concorrer e/ou obter o cupom de 20% off, basta preencher este formulário até quinta-feira 2 de julho — mas lembre-se, só é válido para assinantes de Outros Quinhentos.


Aproveitamos para reforçar as iniciativas da Editora Expressão Popular na Batalha das Ideias. Em junho, eles completaram 3 anos do Clube do Livro, com os 21 anos da Expressão Popular. O Clube do Livro funciona como forma de financiar os lançamentos da editora em pré-venda, conheça mais aqui.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *