Os estranhíssimos "estupros" de Julian Assange

.

Ampliam-se as evidências de que acusações são manobra para extraditar criador do Wikileaks aos EUA. Protesto de hackers tira do ar site mundial do Mastercard

A tentativa de calar o Wikileaks por meio da prisão de Julian Assange, seu expoente mais visível, pode transformar-se num tiro pela culatra. Os detalhes das acusações de estupro feitas contra Assange na Suécia parecem revelar manipulação grosseira. O vazamento de mensagens comprometedoras trocadas entre diplomatas norte-americanos continuou. E surgiram sinais de uma guerrilha midiática: na manhã de hoje, o site global da Mastercard — a bandeira de cartões de crédito que bloqueou a transferência de doações para o Wikileaks — foi derrubado em sinal de repúdio contra a medida, que não teve amparo de nenhuma decisão judicial.

As revelações sobre a história do “estupro” foram feitas pelo The Guardian e Le Monde e podem ser lidas em nosso clip. Elas sugerem, além de manobra, uma possível armadilha contra Assange: em agosto, quando os fatos se deram, o Wikileaks já era atacado com ferocidade pela diplomacia dos EUA. Segue um resumo:

> As queixas foram feitas por duas mulheres, cujos nomes reais não foram revelados. A Justiça sueca chama-as apenas por “Miss A” e “Miss W”.

> No início de agosto, “Miss A” convidou Assange para encontrar-se com ativistas de uma ong de esquerda em Enkoping, Suécia. Além disso, sugeriu que ficasse em sua casa. Fizeram sexo, a camisinha furou.

> Na noite seguinte, “Miss A” participou do encontro de Assange com os ativistas, chegando inclusive a coordenar o evento — ao qual compareceu “Miss W”, sentando-se na primeira fila do auditório. Ao final da atividade, “Miss W” e Assange estavam entre um grupo que se dirigiu para um bar. “Miss W” teria lançado olhares insistentes para Assange, segundo testemunhas. Num certo momento, deixaram o grupo e foram, apenas os dois, a um cinema. “Miss W” revelou que ela e Assange fizeram sexo oral. Dormiram juntos e transaram — à noite e na manhã seguinte, desta vez sem camisinha.

> “Miss A” e “Miss W” acabaram se conhecendo. “Alguns dias depois”, segundo relato de ambas, foram a Estocolmo e queixaram-se à polícia. “Miss A” afirmou desconfiar que Assange estourou a camisinha de propósito. “Miss W” disse que o sexo pela manhã havia sido sem seu consentimento. O oficial que as atendeu aconselhou “Miss W” a queixar-se de estupro; e “Miss A”, de abuso.

A revelação desta história bizarra ampliou as suspeitas de que toda a trama pode ter sido concebida para encontrar um atalho que permita aos EUA requerer a extradição de Assange. A Suécia tem um amplo acordo de extradição com os Estados Unidos. As leis inglesas não permitiram extraditar Assange; as suecas, sim. Uma vez levado ao país nórdico (hoje governado por um coalizão de direita muito próxima de Washington), o acusado poderia ser transferido para o território norte-americano, a partir de uma denúncia por espionagem.

Para infortúnio da diplomacia norte-americana, no entanto, a prisão do expoente mais visível do Wikileaks não impediu que prosseguisse o vazamento de diálgos entre diplomatas do país. Eles continuaram a ser publicados hoje no The Guardian, Der Spiegel, Le Monde, El País e New York Times. Estavam certamente pré-agendados. Mas há indícios de que a atividade do grupo perdurará mesmo depois que esta leva terminar — e ainda na hipótese de Assange permanecer preso.

Como revela um texto publicado em Outras Palavras (Wikileaks e os segredos da guerra afegã) em Julho (e como disse o próprio Assange, em entrevista recente), este jornalista australiano é, possivelmente, apenas o membro mais visível de uma rede que cuida do Wikileaks. Apresentada publicamente pela primeira vez no Fórum Social Mundial de 2007 (no Kênia), a plataforma baseia-se na horizontalidade.

Seja como for, a prisão de sua principal referência pública está deflagrando uma espiral de protestos também global e em forma de rede. Ela se desdobra em centenas de milhares de textos publicados em blogs, em abaixo-assinados eletrônicos e até numa forma de guerrilha. Nesta manhã, um grupo de hackers anônimos, que se autodenominam 4Chan, anunciou ter tirado do ar o site mundial do Mastercard. O mesmo fora feito ontem, por alguns mninutos, com o sistema PayPal. Ambos bloquearam as contas pelas quais o Wikileaks recebia doações de seus apoiadores. O 4Chan planeja outras ações, e pode ser encontrado, no Twitter, em @Anon_Operation.

Para ler as fontes deste texto, leia nosso clip de hoje.

Leia Também:

11 comentários para "Os estranhíssimos "estupros" de Julian Assange"

  1. SEO disse:

    Wonderful web site in this article! Additionally your web site considerably right up extremely fast! Exactly what sponsor think you’re using? Should i make your affiliate marketer weblink on your web host? I need this site crammed as quick as your own house : )

  2. great post, very informative. I wonder why the other specialists of this sector don’t notice this. You should continue your writing. I’m sure, you’ve a huge readers’ base already!

  3. I do consider all the ideas you’ve presented in your post. They’re very convincing and can certainly work. Still, the posts are too short for novices. May just you please extend them a little from subsequent time? Thank you for the post.

  4. Tamie Davia disse:

    Hello there, You have performed a great job. I will definitely digg it and personally recommend to my friends. I’m confident they’ll be benefited from this site.

  5. Hot Philipina disse:

    I really like your web site! did you create this yourself or did you outsource it? Im trying to find a blog design thats similar so thats really the only reason I’m asking. In any event continue the nice work I used to be impressed with all your content really.

  6. Terrific paintings! This is the kind of info that are supposed to be shared across the web. Shame on the search engines for no longer positioning this submit upper! Come on over and visit my web site . Thank you =)

  7. CONCEIÇÃO ARAUJO disse:

    ESSA BANDIDA QUE ACUSOU JULIAN ASSANGE DE ESTUPRADOR, DEVE SER DAQUELAS QUE QUANDO O CABOCLO AGARRA E COMEÇA A ESTUPRAR, AO INVÉS DELA GRITAR: AI, ME LARGUE, ELA GRITA É ASSIM: AI, MILAGRE, MILAGRE, MILAGRE.
    OH, POVO SEM MORAL, ESSE POVO DA AMÉRICA DO NORTE. QUEREM PUNIR O RAPAZ SÓ PORQUE FALA A VERDADE, MAS MSMO QUE ELE FIQUE PRESO, ALGUÉM FICARÁ NO LUGAR DELE. O MUNDO ESTÁ FICANDO DIFERENTE.

  8. Share Quotes disse:

    ‘”” I am really thankful to this topic because it really gives up to date information ,-~

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *