Começa campanha por Tarifa Zero em SP

Debate na USP reúne estudantes e intelectuais como Raquel Rolnik e Vladmir Safatle. Objetivo é coletar 500 mil assinaturas e apresentar gratuidade como lei de iniciativa popular

Por Redação da Rede Brasil Atual

São Paulo – O Movimento Passe Livre lançou quinta-feira (8/8), durante debate na USP, uma campanha para reunir 500 mil assinaturas neste ano, com o objetivo de apresentar à Câmara de São Paulo um projeto de lei de iniciativa popular que defende a gratuidade no transporte coletivo da capital.

Entre as principais reivindicações do movimento está a defesa pelo transporte público com financiamento público e o acesso universal por meio da tarifa zero nos transportes para todas as camadas da população.

Segundo o professor Vladimir Pinheiro Safatle, da USP, a mobilização em torno do financiamento do transporte pode mudar o atual modelo de tarifas. “São demandas que exigem que o estado pense de outra maneira seu processo de capitalização e financiamento para que ele possa garantir serviços públicos de qualidade para a extensão de toda a população”, disse.

Para a urbanista e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada Raquel Rolnik, a mobilidade é uma questão central para a garantia do direito à cidade.

“A definição da inserção territorial se dá parcialmente pelo lugar, mas basicamente pelo acesso ao lugar, o que depende da mobilidade. O processo decisório para os investimentos públicos da população sempre foi para um grupo restrito da sociedade privilegiando o espaço de circulação dos automóveis privados em detrimento aos investimentos do transporte público de qualidade”, afirmou.

Maiores detalhes sobre a campanha podem ser encontrados no site oficial do MPL. 

Ouça a reportagem de Leandro Melito, da Rádio Brasil Atual

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *