100 anos de Paulo Freire: para espalhar seu legado

Curso aberto e online resgata e ensina filosofia, história e importância do educador que ainda hoje incomoda os poderosos. Organizado pela Universidade Emancipa e UFABC, convida todos a esperançar em tempos de barbárie

Ilustração: Lana Maciel

MAIS
Curso 100 Anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie
Oito aulas virtuais, em agosto e setembro de 2021, às quintas-feiras, das 19:00 às 20:40. Datas: 5, 12, 19, 26 de agosto; 2, 9, 16, 23 de setembro de 2021
Curso gratuito e online da Universidade Emancipa com a Universidade Federal do ABC (UFABC). Oferece certificado de até 20 horas
Inscreva-se

Para marcar o centenário do nascimento de Paulo Freire — que ocorrerá no próximo mês –, um conjunto de entidades, universidades e institutos federais prepara um curso sobre sua história e filosofia. Sua trajetória de vida, suas experiências, a Pedagogia do Oprimido, sua importância para a educação popular e lutas sociais serão os temas tratados durante as 20 aulas, gratuitas e abertas a todos, durante os meses de agosto e setembro.

Paulo Freire, que no próximo mês de setembro completaria 100 anos, pode ser considerado um dos mais influentes educadores brasileiros que via a alfabetização como potencializadora de mudanças na sociedade. Mudanças, essas, em todos os sentidos da existência humana.

Para ele, recifense de origem, a sociedade deveria ser menos autoritária, discriminatória e desigual. Sua práxis educativa girava em torno da democracia que ele sonhava – e agia – para o Brasil todo. E isso foi reconhecido mundialmente.

Por que os conservadores manifestam tanto ódio contra sua figura? Por que ele foi perseguido pela ditadura militar iniciada em 1964? Por onde ele passou em seu exílio? Como sua trajetória de vida formou seu pensamento? Quais são suas principais propostas? Quais as suas concepções de educação e mudança social? Como Paulo Freire influencia a educação brasileira hoje? Por que ele merece ser o Patrono da Educação Brasileira?

É tempo de relembrar sua história, seu pensamento e suas propostas político-pedagógicas, cuja força ainda mobiliza milhares de educadores – e incomoda os poderosos. O curso “100 Anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie” conta com apoio de dezenove instituições parceiras, entre elas o Instituto Paulo Freire (IPF), a Ação Educativa, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), além de universidades como a USP, UNIFESP, UFRJ, UERJ, FLACSO e de Institutos Federais.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Um comentario para "100 anos de Paulo Freire: para espalhar seu legado"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *