Para ler Guimarães Rosa criativamente

guimaraes_rosa_casa-do-saber

.

No 70º aniversário de Sagarana, grupo examinará os contos que compõem primeira obra do grande escritor. Participantes de Outros Quinhentos pagam meia

Por Maurício Ayer

Há 70 anos, João Guimarães Rosa lançava seu primeiro livro, Sagarana. A efeméride é um pretexto para a abertura de um Grupo de Leitura no Espaço Cultural B_arco, em Pinheiros, São Paulo, que se inicia oficialmente nesta sexta-feira, 19/09. Serão 8 encontros semanais, sempre às 20h.
Quem contribui com o Outras Palavras, por meio do Outros Quinhentos, tem um desconto especial de 50%. Mas as vagas são limitadas. Ao invés de R$ 620,00, R$ 310,00.

Esta é a oportunidade de reservar um pouco de seu tempo para aprofundar a leitura de um dos maiores escritores de nossa literatura. Coordenado pelo escritor, pesquisador e professor de literatura Maurício Ayer, o grupo tem a proposta de estimular os participantes a mergulhar nos textos de Guimarães Rosa e se apropriarem deles, criando seu próprios caminhos de leitura.
As leituras não serão “acadêmicas”, mas nem por isso serão superficiais. Ao contrário, por meio de diferentes abordagens, cada um dos contos (7 dos 9 que compõem a obra) será esmiuçado, mobilizando o repertório de cada participante para aprofundar os aspectos do texto que mais fizerem sentido para o grupo. O professor fornecerá elementos e “faíscas”, mas em nenhuma hipótese tomará o lugar de cada um como leitor.
Em oito encontros, não há qualquer pretensão de esgotar a leitura, mas, ao contrário, começar a ler Guimarães Rosa. Trata-se de um processo de descoberta e apropriação que, por definição, não tem fim. Mas ao longo dos encontros, cada um se sentirá mais familiarizado com a linguagem do autor mineiro e mais empoderado para realizar suas próprias leituras.
Saiba mais sobre o grupo de leitura neste link:
http://barco.art.br/grupo-de-leitura-sagarana-de-joao-guimaraes-rosa/
Para solicitar sua vaga com desconto, como membro do Outros Quinhentos, escreva para [email protected]
Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *