Energia: chave para a geopolítica global

130926-iwojima

.

Igor Fuser lança hoje, em São Paulo, livro fundamental para compreender relação entre fontes energéticas, desenvolvimento e sustentabilidade

No contexto em que o Brasil emerge como potência no cenário mundial da energia e discute como aproveitar a riqueza petrolífera do pré-sal para alavancar o seu desenvolvimento, mostra-se extremamente oportuno o livro Energia e Relações Internacionais, de Igor Fuser. Para o lançamento da obra, está marcado um debate com o autor na quinta-feira, dia 26 de setembro, às 18h, no curso de Relações Internacionais da PUC de São Paulo, Sala 117-A Prédio Novo (Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes – veja mapa).

Fuser, professor na Universidade Federal do ABC (UFABC), apresenta nesse livro os principais temas da geopolítica global da energia, em uma linguagem clara, acessível a um amplo universo de leitores, sem perder o rigor indispensável a uma obra acadêmica. A obra explica questões fundamentais para o entendimento da política internacional, como o papel do petróleo nos conflitos do Oriente Médio, a disputa entre as grandes potências pelo controle das reservas globais de energia e o ressurgimento do nacionalismo petroleiro no pós-Guerra Fria.

Também tem espaço a complexa relação entre energia, desenvolvimento e sustentabilidade. Um capítulo aborda a procura por fontes renováveis de energia (como a eólica e a solar) e outro discute os prós e contras da adoção dos biocombustíveis como alternativa aos derivados de petróleo.

Consciente de que é impossível permanecer neutro em um assunto tão estratégico quanto o controle e acesso às fontes de energia, Fuser sustenta a legitimidade das políticas adotadas pelos países periféricos na defesa dos seus recursos econômicos naturais, perante as investidas das empresas transnacionais e dos governos e instituições do chamado “Primeiro Mundo”.

O resultado é um livro envolvente e atual, que pode ser lido, com igual proveito, por estudantes de Relações Internacionais e por todos os interessados em decifrar o mundo em que vivemos.

Igor Fuser, professor de Relações Internacionais na UFABC, é doutor em Ciência Política pela USP e mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas, da Unesp, Unicamp e PUC-SP. Jornalista de formação, trabalhou em grandes empresas jornalísticas, como a Folha de S. Paulo e as editoras Abril e Globo. Lecionou jornalismo durante 15 anos na Faculdade Cásper Líbero e publicou, entre outros livros, “México em Transe” (Scritta, 1995) e “Petróleo e Poder – O envolvimento militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico” (Editora Unesp, 2008). O livro: Energia e Relações Internacionais é uma publicação da Editora Saraiva.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *