Agenda: É possível reconstruir uma Agricultura Urbana?

Foto: Felipe Manz (http://www.flickr.com/photos/lipemanz/sets/72157634046710409/)

Horta dos Ciclistas, no meio da edificada Av. Paulista, quase esquina com a Consolação.                         (Foto: Felipe Manz. Mais aqui.)

.

Curso em São Paulo sugere que humanidade pode voltar a produzir alimentos nos grandes centros de concentração populacional

No site da Morada da Floresta

A agricultura urbana é realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, ou no seu entorno (peri-urbana), e é destinada à produção de cultivos para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Mas o modelo industrial implicou em fenômenos que tocaram a agricultura urbana, como o abandono de práticas agrícolas nas grandes cidades.

Hoje vemos, praças, parques e terrenos abandonados que poderiam estar alimentando muitas pessoas em áreas urbanas. As práticas de agricultura urbana são uma saída para a produção e consumo de alimentos orgânicos, revitalização de bairros, envolvimento comunitário, geração de renda, uso de áreas ociosas nas cidades, nas residências, prédios e condomínios.

Este curso prático e teórico (mais prático que teórico) visa compartilhar conteúdos, técnicas e conhecimentos para instrumentalizar os participantes a produzir seus próprios alimentos na cidade, em casa ou apartamento, favorecendo com que os ambientes urbanos se tornem mais sustentáveis.

Programação:

Dia 15 de junho (sábado) 

– Introdução à agricultura urbana (histórico e perspectivas)

– Plantando com a Lua – teoria do fluxo de seiva

– Montagem e instalação de horta urbana em Jardineira de Ferrocimento

Dia 16 de junho (domingo) 

– Zonas e Setores na Permacultura urbana

– Jardinagem comestível urbana

– Práticas em agricultura urbana

– Construção de viveiros e sementeiras residenciais para produção de hortaliças e legumes

– Revitalização das hortas e plantio em jardineira

Serviço

Data: 15 e 16 de junho de 2013

Horários: 09:00 às 18:00 hs

Valores: 

R$ 200,00 para os 2 dias de curso

R$ 120,00 para um dia avulso

(inscrições até 12:00hs do dia 14 de junho)

Local: Morada da Floresta (Rua Diogo do Couto 47, São Paulo, SP)

Incluso apostila digital e almoço vegetariano nos 2 dias.

Com Bruno Borbel Pitarello

Biólogo e Educador Ambiental desde 2005, Permacultor pelo IPEMA e especialista em negócios sustentáveis pela Universidade Católica de Santos (MBA – negócios sustentáveis: Ambiente, Cultura e Turismo) com enfoque em educação para a Sustentabilidade. Coordenador do projeto “Capacitação da Mão de Obra: Adequações Sustentáveis em áreas urbanas no Litoral Norte de SP” em parceria com a SALA VERDE/Ubatuba, atualmente é técnico do projeto “A Horta Pedagógica Escolar” (que desenvolve práticas e fornece subsídio teórico para escolas municipais do Litoral Norte de São Paulo através da ong ASSU-UBATUBA), faz parte da rede Agricultura Sustentável e desenvolve práticas e cursos sobre Policultivo Sucessional, Agricultura Urbana e Jardins Agroflorestais.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *