Agenda: É possível reconstruir uma Agricultura Urbana?
Publicado 13/06/2013 às 12:44
Curso em São Paulo sugere que humanidade pode voltar a produzir alimentos nos grandes centros de concentração populacional
A agricultura urbana é realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, ou no seu entorno (peri-urbana), e é destinada à produção de cultivos para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Mas o modelo industrial implicou em fenômenos que tocaram a agricultura urbana, como o abandono de práticas agrícolas nas grandes cidades.
Hoje vemos, praças, parques e terrenos abandonados que poderiam estar alimentando muitas pessoas em áreas urbanas. As práticas de agricultura urbana são uma saída para a produção e consumo de alimentos orgânicos, revitalização de bairros, envolvimento comunitário, geração de renda, uso de áreas ociosas nas cidades, nas residências, prédios e condomínios.
Este curso prático e teórico (mais prático que teórico) visa compartilhar conteúdos, técnicas e conhecimentos para instrumentalizar os participantes a produzir seus próprios alimentos na cidade, em casa ou apartamento, favorecendo com que os ambientes urbanos se tornem mais sustentáveis.
Programação:
Dia 15 de junho (sábado)
– Introdução à agricultura urbana (histórico e perspectivas)
– Plantando com a Lua – teoria do fluxo de seiva
– Montagem e instalação de horta urbana em Jardineira de Ferrocimento
Dia 16 de junho (domingo)
– Zonas e Setores na Permacultura urbana
– Jardinagem comestível urbana
– Práticas em agricultura urbana
– Construção de viveiros e sementeiras residenciais para produção de hortaliças e legumes
– Revitalização das hortas e plantio em jardineira
Serviço
Data: 15 e 16 de junho de 2013
Horários: 09:00 às 18:00 hs
Valores:
R$ 200,00 para os 2 dias de curso
R$ 120,00 para um dia avulso
(inscrições até 12:00hs do dia 14 de junho)
Local: Morada da Floresta (Rua Diogo do Couto 47, São Paulo, SP)
Incluso apostila digital e almoço vegetariano nos 2 dias.
Com Bruno Borbel Pitarello
Biólogo e Educador Ambiental desde 2005, Permacultor pelo IPEMA e especialista em negócios sustentáveis pela Universidade Católica de Santos (MBA – negócios sustentáveis: Ambiente, Cultura e Turismo) com enfoque em educação para a Sustentabilidade. Coordenador do projeto “Capacitação da Mão de Obra: Adequações Sustentáveis em áreas urbanas no Litoral Norte de SP” em parceria com a SALA VERDE/Ubatuba, atualmente é técnico do projeto “A Horta Pedagógica Escolar” (que desenvolve práticas e fornece subsídio teórico para escolas municipais do Litoral Norte de São Paulo através da ong ASSU-UBATUBA), faz parte da rede Agricultura Sustentável e desenvolve práticas e cursos sobre Policultivo Sucessional, Agricultura Urbana e Jardins Agroflorestais.