Buenos Aires encontra suas árvores frutíferas na web
Publicado 14/05/2013 às 10:06
Site colaborativo mapeia e sugere desfrutar a natureza, mas recomenda: “coma apenas o necessário; pense nos demais”
B.B.
“A cidade está cheia de árvores frutíferas. Vamos difundir onde estão, para que todos desfrutemos o que ninguém consome e se desperdiça”. Com esta frase, a argentina Ludmila Medina, criadora do site “La ciudad regala sabores” e de uma página correspondente no facebook, começou a relacionar árvores de sua cidade natal, Buenos Aires. Hoje, a iniciativa transformou-se num mapa colorido e sofisticado, que também inclui as cidades de Córdoba, Rosario e Bahía Blanca na Argentina, além de Santiago do Chile e Montevidéu.
Somente no mapa de Buenos Aires já são 1351 árvores cadastradas, entre espécies que produzem damascos, castanhas, bananas, pêssegos, tangerinas, ameixas, amoras, toranjas, limões, nêsperas, figos, laranjas, e muitas outras, inclusive de plantas medicinais, como de cânfora (que produz canela) e louro. Qualquer um pode agregar ao mapa novos achados.
Na página do facebook, há álbuns de fotos para auxiliar a reconhecer as espécies, com suas características, propriedades e preparação. A autora sugere ainda que, ao colher os frutos das árvores, a população converse com os vizinhos, para não causar estranhamento; e colha apenas o necessário, pensando nos demais.
Muito interessante! mas será que podemos consumir esses frutos? Não teremos o problema da poluição, dos metais pesados, como no caso da hortas urbanas? De qualquer forma adoro a ideia do mapeamento e do site colaborativo 🙂
A cânfora (Cinnamomum camphora) e a canela (Cinnamomum zeylanicum) são do mesmo gênero, mas não são a mesma árvore.