A crítica arrojada e inventiva de Virginia Woolf
Volume recém-lançado pela Editora 34 reúne ensaios da autora escritos entre 1905 a 1940. Os textos escolhidos abordam temas caros à sua obra – entre eles o protótipo do famoso Um quarto todo seu, imprescindível aos estudos feministas. Sorteamos 1 exemplar
Publicado 13/03/2024 às 19:00 - Atualizado 15/03/2024 às 11:44
Apesar de ser lembrada como grande romancista, Virginia Woolf experimentou os mais diversos gêneros literários, tanta era sua sede e força criativa.
Gostava de enxergar o mundo por ângulos contraditórios, afastando-se das ideias prontas. Sua escrita – assim como ela mesma – não aceitava os limites, investigou maneiras de ultrapassá-los e dessa maneira criou.
Dedicou as duas primeiras décadas de sua carreira, entre 1904 e 1922, à escrita de resenhas e artigos para periódicos. Contabilizando mais de quinhentos textos ensaísticos. Não à toa, o gênero estaria presente em sua produção por toda sua carreira.
A obra Ensaios Seletos, recém-lançada pela Editora 34, reúne 28 ensaios de Woolf, escritos entre 1905 a 1940, em diferentes momentos de sua carreira. Somando-se à edição Contos Completos – volume publicado ano passado pela editora que reúne contos e esquetes da autora.
Os escritos, selecionados e traduzidos pelo poeta Leonardo Fróes, tocam em temas caros à produção de Woolf, que abordam política, história e feminismo através de ensaios literários e biográficos. Sendo dedicados principalmente a figuras femininas, como Jane Austen, as irmãs Brontë, Christina Rossetti e Mary Wollstonecraft, cujas vidas e obras são resgatadas e homenageadas.
Outras Palavras e Editora 34 sortearão um exemplar de Ensaios Seletos, de Virginia Woolf, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 25/3, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Um dos textos, “Mulheres e ficção”, de 1929, é um protótipo do famoso ensaio Um quarto todo seu e “permanece até hoje um estudo inspirador sobre as condições materiais e simbólicas da literatura escrita por mulheres.”
Ao longo da edição é possível visualizar a perspectiva humanizadora da autora, que buscou fornecer instrumentos para o leitor refletir por si mesmo e elaborar suas próprias opiniões.
Sua escrita propositadamente acessível para chegar ao leitor comum, rendeu aos seus ensaios um público bem maior em comparação com seus romances escritos entre os anos 1920 e 1940.
De acordo com Ana Carolina Mesquita, que assina a orelha do livro, o interesse de Woolf pela conversa entre autor a tornou “pioneira dos estudos da recepção do texto literário”. Traça seus ensaios de forma inventiva “dotando-os de um tom narrativo e cenas e personagens”.
Virginia Woolf é dessas autoras para quem o tempo só faz bem. E era justamente pensando em atravessar o leitor através das eras, sem perder-se de onde veio, que ela traçava sua pena.
Sua extensa carreira é reconhecida como profícua nos dias de hoje, no entanto, tal fato não era unanimidade em sua época. Por vezes, essa é uma característica de grandes artistas e intelectuais.
No caso de Woolf, destaca-se o fato de ser mulher, crítica e escritora em tempos ainda abertamente dominados pelo machismo. Crítica, inclusive, não falta em sua obra, da mais ácida até a mais sutil.
Por conta disso gerou críticas, ensaios, contos e romances que recusam certas categorizações, além de propor pensar e escrever de maneira aberta, como quem se abre ao mergulho na escrita ou na leitura.
Em parceria com a Editora 34, o Outras Palavras irá sortear um exemplar de Ensaios Seletos, de Virginia Woolf, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 25/3, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 30% de desconto em obras selecionadas da Editora 34. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!