A batalha das mulheres de Tejucupapo, ontem e hoje

Editora Ubu reedita romance de Marilene Felinto, vencedor do Jabuti de 1982. Obra narra o reencontro de uma retirante com suas raízes em Pernambuco e evoca história real da luta de mulheres contra invasores holandeses no século XVII. Sorteamos dois exemplares

Mulheres de Tejucupapo, painel de Tereza Costa Rêgo.
.

Um pequeno distrito chamado Tejucupapo, que fica na atual cidade pernambucana de Goiana, foi palco de um histórico combate entre as mulheres da região e os invasores holandeses.

Cogita-se que esse acontecimento ocorreu por volta de 23 de abril de 1646, contornado pela Insurreição Pernambucana, um movimento que fervia os solos do nordeste em uma luta contra a segunda invasão holandesa, que se dava no calor da guerra luso-holandesa e que futuramente iria desembocar na expulsão dos neerlandeses da região Nordeste do Brasil.

O fato ficou conhecido como Batalha de Tejucupapo, ou batalha do Monte das Trincheiras, e foi motivado principalmente por conta dos ataques de soldados holandeses, em busca de dinheiro e mantimentos, às cidades da região.

Sem saída e defesa, a população local se viu sem outra alternativa salvo contra atacar. A iniciativa e liderança, não só corajosa, mas bastante criativa nas táticas empregadas, foi tomada pelas mulheres de Tejucupapo, entre elas as comandantes: Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Joaquina.

É essa história que inspira Marilene Felinto em seu romance As mulheres de Tijucopapo, lançado pela primeira vez em 1982, aos 22 anos da autora. Em 2021, a Ubu Editora resolveu relançar a obra com prefácio inédito da escritora Beatriz Bracher, posfácio da pesquisadora Leila Lehnen, além de críticas, ensaios e resenhas cunhadas por escritores como Ana Cristina Cesar, João Camillo Penna, José Miguel Wisnik, Marilena Chaui e Viviana Bosi.

Outras Palavras e Ubu Editora irão sortear dois exemplares de As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 18/3, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

O livro, que rendeu à autora o Prêmio Jabuti de Autor Revelação (1982) e o prêmio de melhor romance inédito da União Brasileira de Escritores (1982), narra a viagem de retorno de Rísia, a narradora, a Tijucopapo, localidade fictícia onde sua mãe nasceu, remontando ao longo do percurso a história real de Tejucupapo.

A história das guerreiras de Tejucupapo é contada pelas entrelinhas de um escrito tecido como um fluxo de consciência literário de forte conteúdo feminista e antirracista, que se expressa no caminho de retorno que Rísia faz à sua terra mítica, onde transbordam as contradições de uma sociedade brasileira multirracial. 

Em busca de suas origens, a personagem, que parte de São Paulo para reencontrar sua cidade natal, revive experiências da infância e a dor da diferença vivida na capital paulista. “Quanto mais se aproxima de Tijucopapo, mais perto chega de se tornar, ela própria, uma mulher de Tijucopapo. A força das guerreiras pernambucanas é a imagem invertida da fraqueza de Rísia, menina pobre de muitos irmãos, que se refugia na gagueira por impossibilidade de exprimir seu ódio.”

Nas palavras da poeta Ana Cristina Cesar, a narrativa autobiográfica é “traçada em ziguezague, construída toda em desníveis, numa dicção muito oral, atravessada de balbucios, repetições, interrupções, associações súbitas”.


O mais interessante – e promissor – do texto, está antes na sua superfície, no seu falar errante, solto, desarticulado, desnivelado. Corta esta superfície a angústia da pergunta: como não sucumbir ao a-mais de loucura das mulheres?


Disruptiva, a obra inaugura um novo momento na literatura nacional que reúne a narrativa ficcional, o depoimento pessoal e o discurso poético, como afirma Caio Fernando Abreu, ao levantar que “a autora demarca um território novo na literatura brasileira”.

Tendo isso em vista, fica mais que explícito a importância do resgate da obra empreendido pela Ubu Editora. Neste mês que reaviva no mundo inteiro a luta das mulheres pelos seus direitos, nada mais que justo dar força à memória das guerreiras de Tejucupapo.


Em parceria com a Ubu Editora, Outras Palavras sortear dois exemplares de As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 18/3, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 30% de desconto em em todo os site da Editora Ubu. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: