A garantia de direitos sociais no mundo pós-CLT | O FUTURO DO TRABALHO NO BRASIL
30/9, 4ª feira – 19h
com Ludmila Abílio, Paulo “Galo” e Ruy Braga
O projeto neoliberal tornou-se tão regressivo no Brasil que ataca e ameaça os próprios direitos estabelecidos há 80 anos, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Lutar contra esta eliminação de direitos é uma tarefa essencial. Mas igualmente imprescindível é olhar para as novas relações de trabalho e produção que surgiram nas últimas décadas e projetar a proteção e a expansão de direitos em meio a elas. Significa, repensar e reprogramar a luta de classes, nas condições do século XXI. No Brasil, isso envolverá, provavelmente, ir além da CLT, garantindo também aquelas dezenas de milhões que não obterão — e muitas vezes não desejarão — um “emprego fixo”. Como fazê-lo?
Mesa 9 do ciclo de debates O Futuro do Trabalho no Brasil
PARTICIPANTES
Ludmila Abílio – É doutora em Ciencias Sociais pela UNICAMP e pós-doutora pela FEA-USP. Atualmente é pesquisadora do CESIT, onde realiza seu segundo pós-doutorado, sobre Desenvolvimento, atuais políticas de austeridade e as transformações do trabalho no Brasil; assim como pesquisa correlacionada sobre a Uberização do trabalho, com enfoque no trabalho dos motofretistas na cidade de São Paulo.
Paulo “Galo” – É motorista de aplicativo e fundador do Movimento dos Entregadores Antifascistas.
Ruy Braga – É sociólogo brasileiro, especializado em sociologia do trabalho. Professor livre-docente da USP, foi vice-diretor do departmento de sociologia da USP (2005-2009), dirigiu o Cenedic entre 2007 e 2010. Atualmente preside a Comissão Geral de Recusros Humanos da FFLCH-USP e coordena, com Marco Aurélio Santana, o grupo de trabalho da Sociedade Brasileira de Sociologia, Sindicato, trabalho e ações coletivas.
Mediação: Antônio Martins, editor de Outras Palavras
PARA REFLETIR: TEXTOS, LIVROS E VÍDEOS
UM PADRÃO “THOMPSONIANO” DE AGITAÇÕES TRABALHISTAS? Movimentos sociais e rebeliões no Sul global
Autor: Ruy Braga
A garantia de direitos sociais no mundo pós-CLT é o encerramento do ciclo de debates O Futuro do Trabalho no Brasil, promovido por Outras Palavras, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo. Online e gratuito, acontece de 11 a 30 de setembro, às segundas, quartas e sexta. Para participar, siga nosso canal do Youtube e nos acompanhe no Facebook, no Twitter e no Instagram.
A. DIAGNÓSTICOS: ASSIM VOLTAMOS A PRODUTORES PRIMÁRIOS
1. Radiografia da crise do Trabalho
2. Como nos tornamos tão primários
3. As ilusões baldias da “Reforma” Trabalhista
B. CAMINHOS PARA REVERTER A REPRIMARIZAÇÃO
4. Estratégias para a reindustrialização
5. Os serviços sofisticados: Cultura e do Conhecimento
6. Agronegócio ou Agroecologia? Um choque de projetos
C. OS NOVOS REGIMES DE PRODUÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZAS