Julian Assange pergunta: "quem traiu os EUA"?

Snowden e Mannig, que revelaram mega-espionagem sobre cidadãos? Ou Obama, que prometeu fazer governo mais transparente da História?

130627-Espionagem

Edward Snowden e Bradley Mannig, que revelaram mega-espionagem sobre cidadãos? Ou Obama, que prometeu fazer governo mais transparente da História

Por Julian Assange, Wikileaks | Tradução Vila Vudu

Faz agora um ano que entrei nessa embaixada, buscando refúgio porque estava sendo perseguido. Resultado dessa decisão, tenho conseguido trabalhar em relativa segurança, protegido contra os agentes dos EUA que investigam uma acusação de espionagem. Mas hoje, está começando o suplício de Edward Snowden.

Dois perigosos processos foram postos em movimento na última década, com consequências fatais para a democracia. O sigilo dos governos expandiu-se numa escala aterrorizante. E, simultaneamente, a privacidade dos seres humanos foi erradicada, em segredo. Há poucas semanas, Edward Snowden revelou ao mundo a existência de um programa secreto – que envolve o governo Obama, a comunidade de inteligência e gigantescas empresas que vendem serviços de internet – para espionar todos, em todo o mundo. Resposta automática, como mecanismo de um relógio: Edward Snowden foi acusado de crime de espionagem pelo governo Obama.

O governo dos EUA espiona todos e cada um de nós… Mas é Edward Snowden quem é acusado de espionagem, porque nos alertou. Estamos chegando ao ponto em a honra internacional por serviços prestados à humanidade não recai sobre quem tem um prêmio Nobel da Paz. Recai, isso sim, sobre quem seja acusado de espionagem pelo Departamento de Justiça dos EUA.

Edward Snowden é o oitavo vazador de informação secreta a ser acusado de espionagem no governo do presidente Obama. Na segunda-feira, o julgamento-show de Bradley Manning entrará na quarta semana. Depois de uma lista enorme de crimes e perversidades cometidas contra ele, o governo dos EUA tenta condená-lo por “ajudar o inimigo”.

A palavra “traidor” foi muito usada nos últimos dias. Mas quem é realmente o traidor, aqui? Quem prometeu “esperança” e “mudança” a uma geração, para imediatamente trair as próprias promessas, dando à população só miséria crescente e estagnação? Quem jurou defender a Constituição dos EUA, para imediatamente se pôr a alimentar a besta-fera de uma lei secreta, que vai devorando viva a Constituição dos EUA, de dentro para fora?

Que fim levou a promessa de fazer o governo mais transparente da história, mas que não faz outra coisa que perseguir um vazador depois do outro, nessa sequência macabra, esmagando-os sob o peso de acusações de espionagem? Quem assumiu, com mão de ferro, no Executivo, os poderes de acusador, juiz e carrasco, tentando fazer-se de dono do planeta, sobre o qual vai impondo todos esses poderes ilegítimos? Quem se arroga o poder de espionar o planeta inteiro – cada um de nós – e, quando é apanhado com as mãos sujas de sangue, explica que “teremos de escolher”? Quem é esse homem? Não pode haver dúvida alguma sobre quem declaramos “traidor”.

Edward Snowden está conosco. É um de nós. Bradley Manning é um de nós. São jovens interessados em tecnologia, inteligentes: são a própria geração que Barack Obama atraiçoou, traiu. São da geração que cresceu na Internet, modelada pela Internet.

O governo dos EUA sempre carecerá de analistas de inteligência, de administradores de sistemas, e terá de buscá-los nessa geração e nas gerações posteriores. Um dia, essa geração comandará a Agência de Segurança Nacional, a CIA e o FBI. Não é fenômeno passageiro. É absolutamente inevitável. Ao tentar esmagar esses jovens vazadores, acusando-os de espionagem, o governo dos EUA ataca mortalmente uma geração inteira. E essa batalha, os EUA perderão.

Acusar, prender, matar, não é o modo certo de consertar coisa alguma. O único modo de consertar o que deva ser consertado é: mudem suas políticas! Parem de espionar o mundo. Ponham fim às leis secretas. Ponham fim à prisão por tempo indefinido, sem processo e sem acusação. Parem de matar gente. Parem de assassinar. Parem de invadir países e de mandar milhares de jovens norte-americanos para matar e ser mortos. Parem de ocupar terras de outros. Ponham fim às guerras clandestinas. Parem de destruir os jovens: Edward Snowden, Barrett Brown, Jeremy Hammond, Aaron Swartz, Gottfrid Svartholm, Jacob Appelbaum e Bradley Manning.

A acusação formalizada contra Edward Snowden visa a intimidar qualquer país que esteja pensando em ajudá-lo a defender seus direitos. Não se pode admitir que essa monstruosidade se consume.

Todos temos de intensificar os esforços para encontrar país que dê asilo a Edward Snowden. Que país valoroso o defenderá, reconhecendo o inestimável serviço que prestou à humanidade? Diga ao seu governo, onde você estiver, que se apresente. Apresente-se você mesmo. Defenda Snowden!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

3 comentários para "Julian Assange pergunta: "quem traiu os EUA"?"

  1. Paulo Franca disse:

    Espetacular! O traidor traído!

  2. Claudia dos S. disse:

    voces estao locos Os Russo so querem dominar o Mundo por causa de dinheiro e pretende derrotar O USA Englaterrar voces tomen cudados morro na Alemanha e vejo pelas noticias que ele estao tentando jogar todos Paìses cotra o Estados Unidos porque os Arabessao podres de ricos e estao aliados com USA e os Russos saben que Sirian nao tem dinheiro e perde contra os Arabes por isso ele tentam mais paises para estar no lado deles
    e depois dar um tapa na Cara do brasil
    Abre o olho Brasil
    veja esta traducao dos Jornais Alemao:
    I: recomenda um link para rUVR DE.
    cerca de uma hora ·
    EUA e Reino Unido espião italiano Regierungsmit …
    EUA e Reino Unido espiões italianos membros do Governo de
    Ao contrário de · · · O acompanhamento pós Compartilhar · Destaque
    Fotógrafo Bernd Rehrl como esta
    Me: Eu não acho que o Russich sempre procurando desculpas para resistir, porque Siryen e tem problemas Egipten e procura immerat resistir a esse camadas que o Brasil , Bolívia, Agelika Merkel , Itália espiões dos EUA e da Inglaterra são
    48 minutos atrás · Como
    I: puro negócio da Rússia Voz da Rússia , a União Aduaneira da Rússia, Belarus e Cazaquistão foi formada há três anos, provaram a sua eficácia , disse o presidente russo em seu discurso perante o Conselho Supremo Económica da Eurásia no M. .. Ver mais
    União Aduaneira da Rússia, Belarus e Cazaquistão é eficiente – Putin
    german.ruvr.ru
    União Aduaneira da Rússia, Belarus e Cazaquistão é eficiente – Putin
    48 minutos atrás · Como · Retire visualização
    I: e assim perder a Áustria, Alemanha, Itália crianças Russch brincar, e ele construiu para si uma poblem os ortodoxos não são mais begeister segura o que ele fez : ” http://de.ria.ru/politics/20131021 / 267125336.html
    Moscou pede fim de ataques terroristas contra cristãos no Egito
    de.ria.ru
    A Rússia pediu , de acordo com o Ministério das Relações Exteriores em Moscou para um fim aos ataques terroristas em centros religiosos no Egito.
    Retire 36 minutos atrás · Curtir · · visualização Editado
    I: Bulgária Estrela Não é por causa da Turkay porque não são terroristas , mas porque ..: Voz da Rússia Bulgária começou a construção de cerca de 30 km de comprimento muro na fronteira com a Turquia para impedir a entrada de imigrantes ilegais da Síria, DPA .
    Com o muro de proteção na parte mais crítica da fronteira com a Turquia , a Bulgária quer conseguir que os refugiados sírios chegam no máximo a chamada borda verde ilegalmente no país. Eles devem , no futuro, só vêm através de fronteiras oficiais com a Bulgária e, portanto, da UE.
    Leia mais: http://german.ruvr.ru/…/
    http://german.ruvr.ru/…/
    Bulgária construído muro na fronteira com a Turquia
    german.ruvr.ru
    Bulgária construído muro na fronteira com a Turquia
    33 minutos atrás · Como · Retire visualização
    I: http://german.ruvr.ru/…/Quo-vadis-Russlands-Zukunft-7279/
    Quo vadis ? o futuro da Rússia
    german.ruvr.ru
    Stefan Meister é um dos especialistas mais versáteis no Leste Europeu. Sua Spezialgeb …
    Mostrar mais
    30 minutos atrás · Como · Retire visualização
    Claudia Doria Dos Santos

  3. Claudia dos S. disse:

    assim ele fez com a Sirian com segundo Interesse fez de amigo falso para derrotar a America depois que Arabia se prontificou a estar do Lado Americano ( Continente Americano allo Brasil voces fazem parte deste Continente se nao sabem) poucura agora uma outra maneira de acabar com os Amigos Americanos e a Sirian estar com raiva do Russo que quer dar perna por medos assim eles vao fazer com O basil também Colocar o Fogo na lenha e deixar o poblema para Nos
    nao se esquecam Os interreses que eles tem por nossa terra : Petrolio,,, Brasil é Rico por tudo que temos
    nao deixem Nós serem Escravos deles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *