Outras Palavras convida: venha aprender conosco

Queremos envolver 20 bolsistas num projeto voltado às mídias livres e à cultura digital. Há chance de experimentar o jornalismo em texto, áudio e vídeo – além de atuar em design, redes sociais e outras funções. Inscrições estão abertas

.

Pela Redação de Outras Palavras

De que forma a crise do jornalismo relaciona-se com o declínio da democracia? Como enfrentá-las e onde encontrar as saídas? Que papel pode desempenhar, neste esforço, o financiamento público? Há dois meses, o Coletivo Digital – uma associação dedicada há anos à difusão do software livre — e Outras Palavras costuram um projeto de pesquisa e formação que busca respostas a estas perguntas. A iniciativa foi selecionada pelo MinC e assumiu a forma de um Pontão de Cultura.

Em nova fase, a ser aberta em novembro, ela incorporará 20 bolsistas. Jovens entre 18 e 24 anos serão convidados a pesquisar e participar da produção de textos, vídeos e áudios, além de produzir peças gráficas, material para redes sociais e desempenhar outros papéis. Há uma bolsa simbólica de R$ 900 reais, para atividades que ocuparão 20 horas semanais, durante oito meses. As inscrições estão abertas e podem ser feitas – até 16/10 – aqui.

O projeto pretende chegar a produtos específicos. Outras Palavras criará dois cursos. O primeiro examinará as crises gêmeas da Democracia e do Jornalismo; o outro uma possível alternativa: o financiamento público da produção jornalística, com manutenção estrita da autonomia editorial das publicações e profissionais. Além disso, o Coletivo Digital e Outras Palavras organizarão, em 2025, dois encontros nacionais para Pontos de Cultura, buscando articular os que atuam em mídias livres e em cultura digital.

Os bolsistas desempenharão múltiplas atividades. Poderão atuar em Outras Palavras, no Coletivo Digital e em Pontos de Cultura que se somaram ao projeto, e estão localizados em Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), São Paulo e Taubaté (SP). Parte de sua atividade será destinada ao mapeamento da rede de Pontos de Cultura – algo estratégico para a expansão futura do programa. Mas, para aqueles que trabalharão junto a nossa redação, é possível que o mais instigante seja pesquisar e construir conteúdos sobre os temas descritos acima.

A seleção dos bolsistas se fará em duas etapas. A primeira requer apenas preencher o formulário, com uma apresentação pessoal, um breve currículo e indicação de links para trabalhos já produzidos (se houver). Numa outra fase, haverá entrevistas.

O edital de seleção está abaixo. Desejamos boa sorte. Esperamos estar em sua companhia.


Seleção de Bolsistas – Agentes Cultura Viva
Participe de um projeto
que envolve pesquisa, produção de conteúdos
e formulação de políticas ligadas
à Cultura Digital e às Mídias Livres

Coletivo Digital e Outras Palavras contratam 20 bolsistas para aprendizado e prática relacionados às seguintes ações:

> Pesquisa e Redação de Textos
> Gestão de Redes Sociais
> Design
> Apoio a tecnologias digitais
> Produção de vídeos
> Produção de áudios
> Administração e contabilidade
> Apoio a Pontos de Cultura envolvidos no projeto

Para participar é preciso ter entre 18 e 24 anos. As pessoas escolhidas serão Agentes Cultura Viva. atuarão, por 8 meses, em atividades de um Pontão de Cultura mantido pelas duas organizações. As atividades ocuparão 20 horas semanais e se darão em formato híbrido – presencial (em São Paulo) e a distância. Os bolsistas que atuarem na última ação (Apoio a Pontos de Cultura) o farão nas cidades de Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), São Paulo e Taubaté (SP). O ambiente é colaborativo e estimula a criatividade. Há uma bolsa-auxílio mensal de R$ 900.

O primeiro passo para participar da seleção é inscrever-se neste formulário. A partir de meados de outubro, um grupo de pré-selecionad@s será convidado a entrevistas.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *