Contrapartidas

Sintomas Mórbidos: sociologia pop e progressista no sorteio de Outros Quinhentos

Livro de Sabrina Fernandes é de grande importância para compreender as questões políticas do Brasil. Há 2 exemplares grátis para quem financia Outras Palavras — além de 25% de desconto para compras na Editora Autonomia Literária

Por Simone Paz

“A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo não pode nascer; neste interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparece.”

— Antonio Gramsci

Sabrina Fernandes é uma socióloga, professora e ativista de Goiânia, mais conhecida pelo seu canal de YouTube: Tese Onze.

Após se especializar em Economia Política pela Universidade Carleton, no Canadá, e realizar seu doutorado em Sociologia, lançou o livro “Sintomas Mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira”, que ganhou edição lindona da Editora Autonomia Literária. O texto é fruto de sua tese de doutorado, onde propôs-se a estudar o crescimento da extrema-direita e a fragmentação da esquerda no Brasil.

Sintomas Mórbidos vem arrancando elogios pela forma democrática e sensata de abordar temas como sociologia ambiental, economia, feminismo e marxismo por uma perspectiva progressista. Com capítulos que explicam e definem conceitos da esquerda brasileira, movimentos sociais, partidos e siglas; e outros que analisam temas como o Marxismo Humanista, a Melancolia Política e fragmentação e despolitização, Sabrina nos entrega um guia de bordo para compreender a situação política e social brasileira.

Há pouquíssimos dias, a Revista Vice publicou uma excelente entrevista com a autora, que pode ser lida aqui (clique para ler).

Sabrina também participou do famoso debate com Glenn Greenwald, Gregório Duvivier e Sérgio Amadeu, no Barco Pirata da Flipei (Festa Literária de Paraty das Editoras Independentes). Na ocasião, o tema foi “os desafios do jornalismo em tempos de divisão política e o poder da informação”.

Sintomas Mórbidos: A encruzilhada da esquerda brasileira ganha sorteio de dois exemplares entre os membros que financiam Outras Palavras por meio de nosso financiamento coletivo (saiba mais aqui).

Para concorrer, basta preencher este formulário até quinta-feira 29 de agosto e aguardar os resultados. Quem não ganhar, receberá um cupom de 25% de desconto para comprar este e/ou outros livros incríveis da Editora Autonomia Literária, diretamente no site.


“O livro trata também duma crise da práxis: a esquerda brasileira teria perdido contato com o cotidiano dos brasileiros e parado de fazer trabalho de base — além de assumir para si uma melancolia de que não há outra alternativa exceto aceitar a política institucional da forma que é.” (trecho da matéria da Vice, que entrevistou Sabrina em 19/08/2019 — leia aqui).

Com a pauta ambiental tão urgente nos dias de hoje, recomendamos este vídeo do canal Tese Onze, em que Sabrina debate o Bem Viver e o Ecossocialismo: assista aqui.

Author


Avatar