Quando Marx visita a Amazônia e o Nordeste
Novo livro da Editora UBU aborda através do marxismo antropológico questões essenciais para compreender comunidades camponesas — e a ciência frente aos saberes populares. Quem apoia nosso jornalismo concorre a três exemplares e tem até 30% de desconto
Publicado 05/11/2021 às 20:03
Em pré-lançamento pela editora UBU, parceira de Outras Palavras, Caipora e outros conflitos ontológicos faz parte da Coleção Argonautas e reúne os principais ensaios do antropólogo Mauro W. B. Almeida, publicados entre 1998 e 2015.
Dividida em duas partes, a obra aborda, primeiramente, a tradição antropológica marxista na etnografia sobre camponeses nordestinos e amazônicos, com referências na antropologia de comunidades tradicionais. Aqui, ele dá destaque ao campesinato e contesta o apagamento da figura do camponês, em associação ao movimento dos sem-terra no Brasil. Outro movimento observado pelo autor é o reconhecimento dos camponeses da floresta – os seringueiros – que saem da invisibilidade na década de 1980, com a implantação das primeiras reservas extrativistas, após o assassinato de Chico Mendes.
Na segunda, analisa o pensamento de Levi-Strauss, tratando questões ontológicas e epistemológicas da Antropologia, com foco no relativismo cultural na forma de recusa a critérios de verdade e de racionalidade. Para isso, o autor faz uso da análise de mitos do sudoeste amazônico, reflexões indígenas produzidas por redes de narradores coletivos se transformam no tempo e no espaço.
No último capítulo, busca a conexão da crítica ao relativismo cultural e a aliança entre ciência e ontologias indígenas contra os efeitos do Antropoceno. O conceito de “verdade pragmática” destaca-se como uma das importantes contribuições do antropólogo para possibilitar o encontro entre o conhecimento científico e os conhecimentos tradicionais.
Outras Palavras e Editora UBU sortearão três exemplares do livro aos apoiadores de nosso jornalismo de profundidade e sem catracas. Mandaremos por e-mail o formulário para participar do sorteio e o cupom de desconto na loja online da editora. As inscrições vão até quarta-feira, dia 10/11, às 15h!
Olha a dica! A editora UBU está participando da 23ª Festa do livro da USP (online), que acontece entre os dias 08 e 15/11, reunindo editoras que disponibilizam exemplares com até 50% de desconto. Não deixe de conferir!
Mauro W. B. Almeida é Ph.D. em Antropologia Social (University of Cambridge, 1993), Mestre em Ciência Politica (Universidade de Sao Paulo 1979) e graduado em Ciências Sociais pela USP. Membro permanente do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas. Participou da criação da reserva extrativista do Alto Juruá, e do planejamento da Universidade da Floresta (Universidade Federal do Acre – Campus Floresta).
Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos etc.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos