bell hooks: pedagogia da esperança e luta antirracista
Em novo livro, pensadora feminista reflete sobre o necessário espírito de comunidade entre estudantes e professores — e a potência da educação para superar mitos de “democracia racial”. Quem apoia nosso jornalismo concorre a três exemplares e tem 25% de desconto
Publicado 29/10/2021 às 20:20
Último livro da trilogia de bell hooks, Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança, publicado pela Editora Elefante, parceira editorial de Outras Palavras, reúne ensinamentos de sua própria vivência como estudante em meio ao contexto de segregação racial nos Estados Unidos — e busca resgatar o espírito de comunidade que havia entre estudantes e professores, tratando de temas como espiritualidade, racismo, machismo, sexualidade, autoestima e superação do medo e da vergonha. Na obra, a pensadora busca engajar docentes interessados efetivamente em colaborar com a luta antirracista e com a quebra dos paradigmas da dominação. O método: construir pontes para um projeto emancipador.
A autora, uma das mais emblemáticas pensadoras feministas de nosso tempo, aposta no fortalecimento da autoestima e na crença absoluta na capacidade de estudantes negros e negras construírem trajetórias acadêmicas com excelência, no confronto com o poder e o racismo estrutural da sociedade. Esse contexto é aplicável à realidade brasileira, especialmente quando pensamos na disseminação do mito da democracia racial que atua direta e fortemente no silenciamento dos efeitos do racismo e na rede de sustentação das microrresistências diárias ao racismo e ao sexismo.
Os demais livros da série são Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática, lançado também pela editora Elefante em 2020, e Ensinando a transgredir, que saiu no país em 2013, com segunda edição em 2017.
Outras Palavras e Editora Elefante sortearão três exemplares do livro aos apoiadores de nosso jornalismo de profundidade e sem catracas. Mandaremos por e-mail o formulário para participar do sorteio e o cupom de desconto na loja online da editora. As inscrições vão até quarta-feira, dia 03/11, às 15h!
Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos etc.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos