Para entender a criptomoeda mais famosa

Com sua obra “Bitcoin: a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico”, Edemilson Paraná contribui com o campo da economia monetária e da sociologia do dinheiro. O livro foi recém lançado pela Autonomia Literária, e tem sorteio triplo para Outros Quinhentos

Por Simone Paz

“Estamos diante de um livro capaz de interessar tanto àqueles engajados em compreender o novo fenômeno das criptomoedas, quanto àqueles empenhados em refletir sobre as transformações mais amplas pelas quais tem passado o dinheiro na economia contemporânea. Analista refinado e crítico social experiente, Edemilson Paraná nos brinda com um dos livros mais instigantes já publicados no Brasil sobre as metamorfoses do dinheiro em uma sociedade que, aparentemente, naturalizou a crise econômica.”
— Ruy Braga (USP)

Com elogios de inúmeros pesquisadores e economistas, e prefácio do grande colaborador de Outras Palavras, Eleutério Prado, a editora parceira, Autonomia Literária, lança livro de Edemilson Paraná, intitulado Bitcoin: a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico.

Recentemente, dedicamos uma matéria em nosso site a esse relevante texto:

Em novo livro, Edemilson Paraná faz contundente crítica às criptomoedas: sugerem ideais libertários, mas expressam a tecnocracia neoliberal — e abrem nova frente à especulação. Soluções “apolíticas” não resolverão as contradições do capitalismo…

Reflexões sobre a “mão invisível” do bitcoin

Outros Quinhentos, o programa de financiamento coletivo de Outras Palavras, sorteia três exemplares grátis a seus assinantes, basta preencher este formulário até terça-feira 28 de julho.

Se você não ganhar, tem também o cupom de desconto de 25% para usar neste ou em qualquer outro título da Editora Autonomia Literária. Você terá acesso a ele após preencher o formulário do sorteio.

A seguir, uma síntese da obra:

Em meio a mais uma grave crise do capitalismo, as convicções econômicas e políticas forjadas pelo neoliberalismo são postas em xeque, entre elas o Bitcoin: a moeda “sem Estado”, o dinheiro “sem política”. Frente a esse cenário de incerteza, o sociólogo e economista-político Edemilson Paraná busca responder às seguintes questões: as criptomoedas representam, de fato, uma alternativa ao regime monetário-financeiro hegemônico ou estão na vanguarda de novas formas de especulação financeira? Servem como ferramenta emancipatória contra a vigilância e controle estatal corporativo ou reproduzem e aprofundam as vicissitudes da dinâmica neoliberal? Para respondê-las, este livro se debruça sobre a real natureza do dinheiro, e o que suas mutações e evoluções recentes nos oferecem para entender a fragilidade em que nos encontramos na atual fase do capitalismo financeirizado.

Edemilson Paraná é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), já atuou como pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e realizou estágio pós-doutoral nos Departamentos de Economia e de Estudos Latino-Americanos da UnB. É mestre e doutor em Sociologia pela UnB, com período sanduíche realizado na SOAS/University of London. Além de outros trabalhos publicados nas áreas de Sociologia Econômica, Economia Política e Teoria Social, é autor do livro “A Finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional” (Insular, 2016)/ “Digitalized Finance: financial capitalism and informational revolution” (Brill, 2019/Haymarket, 2020).

Concorra já: https://forms.gle/ZCp32i6iRHX7MVaZA

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *