Nossa sugestão de leituras, no 1º de Maio

Três livros essenciais, da Editora Boitempo, para refletir sobre o futuro do trabalho — no Brasil e no mundo. Quem contribui com Outras Palavras concorre às obras e quem lê nosso site paga metade



Por Simone Paz | Imagem: “The Exploiters”, de Diego Rivera (1926)

O Dia do Trabalho é um feriado de importância mundial, e não à toa: no dia 1º de maio de 1886, em Chicago (EUA), começou uma greve de grandes proporções, que procurava conquistar melhorias nas condições de trabalho. Foram mais de 300 mil pessoas mobilizadas, reivindicando, principalmente, a redução da jornada de trabalho para 8 horas. Em alguns casos, esta chegava até 17 horas.

Uma das editoras marxistas mais queridas do Brasil, Boitempo Editorial, parceira de Outras Palavras, comemora já de forma tradicional o Dia Internacional do Trabalhador: com gratuidades para os leitores que sustentam nosso jornalismo de profundidade, e com descontos de até 50% para todxs, em seu site, em livros da coleção “Mundo do Trabalho”, cuja coordenação é de Ricardo Antunes — destacado professor da Unicamp, referência nos estudos de Sociologia do Trabalho, no Brasil.

Para os assinantes de Outros Quinhentos, faremos o sorteio de três títulos essenciais de Antunes:

O Privilégio da Servidão”, “O Continente do Labor” e “Os Sentidos do Trabalho”.

Basta participar por meio deste link [clique aqui] até sexta-feira, 3 de maio de 2019.

E para os leitores amantes do conhecimento e da luta dos trabalhadores, a Boitempo tem dezenas de títulos com preços maravilhosos somente até o fim do dia 1 de maio, veja aqui.

Antunes, sociólogo, analisa com maestria a classe trabalhadora e nos faz lembrar que o sentido dado ao trabalho pelo capital é completamente diverso do sentido atribuído pela humanidade. Em seu trabalho mais recente, “O Privilégio da Servidão”, o foco é no novo proletariado de serviços na era digital, enquanto sobre “O Continente do Labor”, de 2011, o autor comenta: Era hora de procurar compreender o que se passa neste continente que nasceu para servir e trabalhar, mas que sabe também conjugar felicidade com rebelião, sofrimento com liberação, espoliação com revolução.

No site Outras Palavras, publicamos hoje um capítulo completo do livro “O Continente do Labor”: Passado, presente e alguns desafios das lutas sociais no Brasil

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos