Descubra a indigesta verdade por trás da indústria alimentícia, com Outros Quinhentos

Lançamento do livro de especialista na investigação do mercado da alimentação, chega com 5 exemplares em sorteio, para leitores que apoiam Outras Palavras



Por Simone Paz | Imagem: Andy Warhol

Chega ao Brasil, por meio da parceira Editora Elefante, um dos mais relevantes textos sobre a relação entre a indústria de ultraprocessados e as “pesquisas científicas” que a sustentam: Uma Verdade Indigesta.

Tudo começou quando Marion Nestle (1936), a autora, professora emérita da Faculdade de Nutrição, Estudos Alimentares e Saúde Pública da Universidade de Nova York, se deparou com o problema de que “era muito difícil encontrar estudos patrocinados por uma empresa que saíssem com resultados que não fossem favoráveis aos interesses da empresa”. Logo ela se deu conta de que aquilo não eram estudos científicos, e sim, uma nova forma de marketing e propaganda, com empresas alimentícias financiando essas “pesquisas”. Com urgência, tudo isso precisava virar livro.

Aproveitando a ocasião de que o Curso de Jornalismo Investigativo na Área de Alimentação, promovido pelos jornalistas criadores do site O Joio e o Trigo, estará acontecendo em Brasília nesta terça-feira 7 de maio, com a presença de Marion Nestle como convidada especial, anunciamos o sorteio de 5 exemplares do livro para os leitores de Outras Palavras que financiam este site — em prol de um jornalismo independente, provocador e abrangente.

Para participar, você precisa ser assinante de Outros Quinhentos e preencher este formulário até quinta-feira 9 de maio.

Como estamos no mês de lançamento do livro, a Editora Elefante está oferecendo frete grátis na compra no site, e terá descontos generosos para os financiadores de Outros Quinhentos.

A seguir, um trecho da introdução de Uma Verdade Indigesta:

“Amo a ciência da nutrição. Em meu primeiro trabalho como professora, dei aulas sobre isso. Fiquei apaixonada. Até hoje, adoro o desafio intelectual de descobrir o que comemos, por que comemos, o que comemos e como as dietas afetam a nossa saúde.

Não é fácil estudar essas questões em todos os contextos que influenciam o bem-estar — genética, formação cultural, estilo de vida, renda e educação. Também tenho um fascínio infinito pela maneira como as escolhas alimentares se relacionam com muitos dos problemas mais desafiadores da sociedade — saúde é apenas o mais óbvio. O que comemos está relacionado com pobreza, desigualdade, raça, classe, imigração, conflito social e político, degradação ambiental, mudanças climáticas e muito mais.

O alimento é uma lente através da qual podemos examinar todas essas preocupações. Amo a complexidade das questões alimentícias e a paixão com a qual as pessoas tratam delas. Não amo, porém, o modo como a indústria alimentícia acrescentou uma complicação desnecessária: o envolvimento dos profissionais de nutrição em metas de marketing às vezes contrárias aos interesses da saúde pública.

Uma verdade indigesta se dedica a compreender como empresas de alimentos, bebidas e suplementos financiam pesquisadores e profissionais de nutrição, e como isso se associa com o objetivo final do lucro. O livro surge em um momento em que os escândalos criados por esse tipo de financiamento são notícia de primeira página. Mergulho de cabeça em um exemplo inesperado — e altamente surreal — de por que os tópicos deste volume devem ser importantes para todos nós.”

— Marion Nestle

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: