Tecnologias, controle e software livre
Às vésperas do dia mundial da liberdade na programação (em 15/9), vale a pena relembrar conceitos didáticos sobre as tecnologias, o acesso a elas e como podem, em certas condições, limitar as sociedades
Por Pia Waugh | Tradução: Marcelo Soares Souza, no blog do Nassif
Publicado 10/09/2012 às 16:39
Às vésperas do dia mundial da liberdade na programação (em 15/9), vale a pena relembrar conceitos didáticos sobre as tecnologias, o acesso a elas e como podem, em certas condições, limitar as sociedades
Por Pia Waugh | Tradução: Marcelo Soares Souza, no blog do Nassif
Em um momento em que nossas vidas estão cada vez mais dependentes das tecnologias é importante que tomemos algum tempo para refletimos sobre o impacto da tecnologia em nossas vidas, e na importância de garantimos que estas não sejam utilizadas para nos impor limites, mas sim para nos levar por caminhos de oportunidades, inovação e liberdade para todas as pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos [1] é um conjunto básico de direitos humanos, os quais a maioria das pessoas devem concordar que são apenas o minimo. Muitas vezes nossos direitos básicos não são pensados no contexto da tecnologia, porém mais e mais nossas vidas dependem das tecnologias, tornando-se uma preocupação crescente.
Tecnologias que são importantes para garantir a nossa liberdade, são utilizada em nossos sistemas de votação, nosso lazer, nosso trabalho, educação, arte e comunicação. O que isto significa para você? Isso significa que as liberdades básicas, que todos nós possuimos são tão livres quanto as tecnologias utilizadas por nós.
Tecnologias transparentes e sustentáveis são vitais para garantirmos nossa liberdade. Pense sobre os sistemas de Governo Eletrônico tal como o voto eletrônico. Quando estes sistemas, registram nossos votos, em plataformas proprietárias ou fechadas nós não podemos ter certeza de como o software utilizado funciona, então como podemos confiar nos resultados?
Os problemas com o sistema de voto eletrônico Diebold [2] nos Estados Unidos são a prova [3] e aponta para a necessidade de sistemas transparentes e que sejam confiáveis.
Pense sobre outros softwares que utilizamos todos os dias e que são proprietários e perceba que você não tem como ter certeza sobre o que realmente esta acontecendo!
Será que seu sistema de e-mail não esta enviando uma cópia de suas mensagens para um terceiro? Será que seu navegador web não esta registrando e automaticamente enviando seu histórico de navegação para alguém? Um dos casos mais recentes e interessantes se deu quado a Sony propositadamente adicionou um spyware [4] em seus CDs de música, este silenciosamente e automaticamente se instalava dentro do sistema Microsoft Windows para procurar por violações de direito autoral. Este comportamento gerou uma nova onda de vírus que se aproveitaram da brecha aberta, e é uma grosseira violação de privacidade.
Então, o que eu quero dizer com transparência? Bem, alguns softwares lhe dão acesso ao código-fonte, tais como os Softwares Livres e de Código-Fonte Aberto (Open Source Software (FOSS)) e que lhe garante que você pode conhecer o que exatamente um software irá e pode fazer.
Estes podem evitar surpresas desagradáveis, spywares, armações e todo tipo de problema que nós não temos como ter certeza de como evitar em software proprietário e fechados. Software Proprietário mantém o código-fonte fechado longe do escrutínio público o que significa que não há nenhuma maneira de saber exatamente o que o software realmente faz, e não há nenhuma maneira de confiar neste para a proteção do seus direitos humanos. Tecnologias transparentes dizem respeito a garantia de que você pode confiar nos resultados e operações de uma ferramenta tecnologica.
Tecnologias sustentáveis também são importantes, e o melhor exemplo desta questão são os formatos proprietários de dados. Por que as gerações de hoje não deveriam ter acesso às cartas de amor, ensaios e poemas da sua juventude? Com tantos aplicativos usando formatos de dados proprietários, nós não podemos acessar a informação em outros programas ou até mesmo em futuras versões do mesmo aplicativo.
Quando os dados são armazenados em formatos baseado em padrões abertos [5], existe a possibilidade para que todas as pessoas, em todos os lugares, facilmente usem e implementem estes padrões e assim tenham seus dados acessíveis por mais aplicações. Tecnologias sustentáveis dizem respeito a garantia de acesso ao conhecimento para sempre.
À medida que mais e mais a população mundial começa a utilizar tecnologia, se conectando e desenvolvendo a próxima grande mudança do futuro (tal como a Internet foi para muito de nós), a garantia de abordagens abertas, transparentes e sustentáveis devem ser consideradas como melhores práticas.
Isto é importante para o futuro onde a tecnologia empodera a todos igualmente, onde o conhecimento é eterno e onde as nossas liberdades básicas são fortalecidas pelas tecnologias e não prejudicadas.
—
Participe do Software Freedom Day em 15 de Setembro de 2012, veja onde acontece emhttp://softwarefreedomday.org/
Texto Originalmente Publicado em: http://marcelo.juntadados.org/texts/liberdade-do-software-software-freed…
A internet é oque fazemos dela ,então que seja um espaço democrático para divulgar e debater ideias transformadoras socialmente,onde pessoas de diferentes partes do mundo possam se expressar livremente sobre questões que julgam relevantes sem temer retaliações políticas ou socioeconomicas,devendo obediência apenas à ética .