Ocupe o Mundo: Mapear para ocupar os espaços

Projeto depende iniciado durante festival Preliminares, em São Paulo, pretende mapear os imóveis abandonados da cidade

Por Diná Matias, no Overmundo

.

Projeto independente iniciado durante festival Preliminares, em São Paulo, pretende identificar os imóveis abandonados da cidade

Por Diná Matias, no Overmundo

Em seu segundo dia de programação, o Preliminares ocupou o Parque da Luz, espaço que sediou diversos debates, tendo como eixos norteadores Mapeamento, Meio Ambiente e Ocupação dos Espaços Públicos.

Um dos grupos de debate que se reuniu durante a tarde foi o denominado “Ocupe o Mundo”, que pautou a necessidade de se ter um mapeamento de imóveis abandonados em toda a cidade de São Paulo, o que até então não existe de fato. O objetivo final é que esses dados possam ser utilizados como ferramenta para se chegar à ocupação destes espaços, com moradias alternativas ou outras ações de iniciativa da pópria sociedade civil.

Propondo a construção de uma plataforma aberta e de acessibilidade a todos, surgiu a proposta de se criar um site, um veículo que contenha o mapa completo da cidade e pontue estes imóveis, apresentando informações detalhadas sobre todos os pontos.

Em seguida, o segundo passo foi formular uma metodologia para a realização do projeto, que seria composta pelas fases de Amadurecimento das idéias, Mapeamento e Sistematização dos dados. Entre as formas de captação de recursos foram citados editais públicos, universidades, empresas privadas, mas o financiamento coletivo saiu à frente como alternativa mais viável.

O Crowdfunding, site de financiamento coletivo que tem funcionado para turnês, videoclipes, filmes, dentre outros projetos do cenário independente foi apontado como uma alternativa para viabilizar o projeto, o que envolve, consequentemente, uma campanha forte de mídia, dentre outros encaminhametnos que o próprio grupo propôs.

Ao fim do debate, o “Ocupe o Mundo” que era apenas uma idéia, tornou-se um grupo coeso, que pretende se comunicar diariamente via internet e encontros presenciais para debater esta e diversas outras questões sobre a cidade de São Paulo.

Saiba mais sobre o Preliminares: www.preliminares2013.org

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *