A arte do graffiti em webdocumentário
Publicado 27/08/2012 às 12:58
Obra expõe, por meio de pequenos vídeos em um site, a propagação da arte como demonstração de resistência e ocupação do espaço público
Por Luana Geiger, no BaixoCentro
Sem nem ao menos percebermos, as ruas já estão ocupadas por arte. E São Paulo é um dos maiores palcos – e telas – no mundo para esta vertente artística que cada vez mais ganha espaço no circuito mais, digamos, comercial. O grafite está em praticamente todos os bairros da capital paulistana, seja por assinaturas espalhadas pela cidade ou por murais gigantescos assinados por artistas já renomados.
O WebDoc Graffiti, como o próprio nome diz, são documentários sobre o tema feitos apenas para a web. São pequenos vídeos de 2min30s com entrevistas, exemplos de trabalho e história de como e onde surgiu o movimento. A navegação do próprio site é interativa, com diversos links durante os vídeos para completamentar as informações passadas. Eles até criaram um mapa com alguns dos grafites que se pode encontrar pela metrópole.
O Minhocão, por exemplo, há alguns anos, foi – e continua sendo – alvo de uma política de limpeza por parte da prefeitura que apaga qualquer manifestação artística. Embora alguns grupos ainda tentem ocupar seus pilares para mostrar resistência, o bege sempre volta a estar presente na armação de concreto.
O grafite é uma demonstração de resistência, de ocupação do espaço público por meio da arte. É uma demarcação de território. E exploração das possibilidades de até onde a arte pode chegar e interferir no ambiente urbano.
O WebDoc Graffiti publica um novo capítulo a cada mês.