Referência mundial em nutrição elogia alimentação tradicional brasileira

• Marion Nestle no Brasil • Crianças e adolescentes com hipertensão • Diagnósticos de TDAH • E MAIS: Reino Unido taxa bebidas açucaradas; novo teste da Fiocruz; acordo de vacinas; suicídio •

© Sergio Amaral/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social

Especialista renomada da nutrição aponta a diversidade que compõe o prato tradicional brasileiro como ideal. Para Marion Nestle, a combinação de feijão, arroz, carne e salada é “comida de verdade”, e permite que o sujeito não precise ficar neurótico com a ingestão de suplementos extras.

O segredo para a dieta completa em questão é a baixa quantidade de ultraprocessados. Em suas obras, Marion expõe a responsabilidade da indústria alimentícia e da publicidade nas crescentes taxas de obesidade. Esse cenário se torna cada vez mais preocupante, principalmente diante da crescente ocupação das prateleiras dos mercados por esse tipo de alimento.

Hipertensão entre crianças e adolescentes quase dobra em 20 anos
Cerca de 114 milhões de jovens são afetados pela hipertensão no mundo, apresentando um aumento de 3,2% em 2000 para 6,2% em 2020. O artigo que relatou esses dados foi publicado em novembro na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health, e contou com uma metanálise de 96 estudos envolvendo mais de 443 mil crianças de 21 países

O aumento da obesidade também pode ser apontado como um fator diferencial nessa crescente. Para Eduardo Nilson da Fiocruz, o essencial são políticas robustas de prevenção e tratamento. O caminho é a melhora do ambiente alimentar desde a primeira infância até a idade adulta por meio de políticas regulatórias e fiscais que facilitem escolhas alimentares saudáveis.

Cresce taxa de diagnósticos de TDAH
Segundo reportagem da Nature, o número de diagnósticos de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) – tanto em crianças quanto em adultos – vem crescendo de forma significativa em várias partes do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 11% das crianças já receberam um diagnóstico de TDAH em algum momento da vida, ante cerca de 8% em 2003. 

O texto associa o fenômeno a uma combinação de fatores: critérios diagnósticos ampliados, maior conscientização e aceitação social, mudanças nos métodos de avaliação e ritmo de vida contemporâneo.

Robert Whitaker em suas obras sobre o tema aponta que os jovens passam a enxergar a si mesmos pelas lentes dos diagnósticos. Para ele, a dinâmica de vida pautada nas redes faz com que o rótulo ganhe peso identitário: “o diagnóstico lentamente passa a ser sua identidade”. É possível, contudo, pensar alternativas para desmedicalizar a saúde mental. 

* * *

Imposto sobre bebidas açucaradas
O governo britânico endureceu o imposto sobre bebidas açucaradas, excluindo apenas os produtos com menos de 4,5 g de açúcar por 100 ml. Acima disso, a taxa sobe até 25 centavos por litro. A meta é frear a obesidade e forçar a indústria a reformular produtos. Confira mais informações.

Teste contra AME
A Anvisa autorizou a Fiocruz a testar em humanos o GB221, terapia gênica para Atrofia Muscular Espinhal (AME) Tipo 1 – a forma mais grave da doença. A aprovação rápida coloca o Brasil na liderança latino-americana em pesquisas avançadas de biotecnologia. Entenda a importância para a indústria brasileira.

Acordo de vacinas
O Ministério da Saúde assinou com a OPAS um acordo para comprar vacinas atualizadas via Fundos Rotatórios, garantindo preços menores e abastecimento estratégico. O pacto reforça a preparação regional e a integração das políticas de imunização. Entenda.

Efeitos de suicídio nos familiares
Estudo da Fiocruz mostra que familiares que conviviam na mesma casa com alguém que morreu por suicídio têm 32% mais risco de morte por qualquer causa e até quatro vezes mais risco de suicídio. O luto prolongado exige atenção em saúde mental e apoio estruturado. Confira o estudo.
.

Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras

Leia Também: