Fiocruz lidera ensaio clínico para prevenir HTLV
• Ensaio para prevenção de HTLV • Como o ministro Alexandre Padilha vê o SUS hoje • Trump ataca a ciência novamente • E MAIS: saúde nos Brics; antibióticos; opioides; pobreza e saúde •
Publicado 18/09/2025 às 11:23
Ao lado do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz iniciará um estudo controlado na dispensação de dolutegravir para pacientes de HTLV. O vírus linfotrópico de células T é de formação semelhante ao HIV, não tem cura, mas pode ser controlado. Considerado endêmico no Nordeste, sua transmissão vertical, de mãe para filho, é o alvo do ensaio clínico da Fiocruz.
A iniciativa será a fase 2 de um ensaio randomizado com 516 gestantes. Consiste em aplicação do tratamento atualmente disponível junto do dolutegravir em parte das gestantes e crianças, que serão acompanhadas até os 18 meses. Já o grupo controle contará apenas com o tratamento atualmente disponível, sem o remédio. O objetivo é observar a evolução na imunidade ao vírus e as funções hepáticas e renais dos pacientes.
Padilha lista desafios presentes e futuros do SUS
Em entrevista à Folha, o ministro da Saúde Alexandre Padilha analisou o atual momento da pasta que comanda e comentou algumas questões relevantes para a saúde pública. Sobre o Agora Tem Especialistas, reiterou a importância da participação do setor privado na realização do programa dentro de prazos mais curtos, dada a estrutura hospitalar de alta complexidade do país.
Padilha também destacou o processo de integração de informações em saúde a partir dos estados, parte dos esforços de digitalização do SUS, o que promete ampliar a transparência sobre questões como a fila de cirurgias. Sobre eleições, evitou antecipar alguma candidatura e comentou questões de conjuntura política, a exemplo do excessivo volume de dinheiro da saúde apropriado por emendas parlamentares.
Trump desmonta estrutura de pesquisa do câncer
Em momento considerado de auge de avanços de tratamentos e descobertas de cura do câncer, as instituições de pesquisa de saúde dos EUA sofrem cortes bilionários. É o que relatam dezenas de pesquisadores ouvidos pelo NY Times, a respeito da cruzada do presidente norte-americano contra a estrutura administrativa de órgãos de saúde do país, o que neste caso inclui o National Institutes of Health e seu subsidiário National Cancer Institute.
O NCI teve cerca de um terço de seu orçamento cortado, além de contratos de pesquisas diversas comandadas por universidades do país suspensos. Além disso, cortes no Centro de Controle de Doenças e no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, que forma a tríade de agências de saúde pública no país, sofrem com cortes e perseguições ideológicas de Trump e Robert Kennedy Jr, autoridade máxima do setor na atual presidência.
* * *
Conferência dos INs dos Brics
Representantes do bloco, do governo brasileiro e da Fiocruz reúnem-se no Rio de Janeiro para a 1ª Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde Pública dos Brics, organizada pela Fundação em parceria com o Ministério da Saúde. Saiba como foi a mesa de abertura.
Competência para prescrição de antibióticos
O Conselho Federal de Medicina solicitou à Anvisa, nesta terça-feira (16), a revogação do ato que autoriza enfermeiros a prescreverem antibióticos no Brasil. O que o CFM alega?
Crise de opioides na Alemanha
Três cidades alemãs lançam projeto-modelo que integra serviços de segurança e saúde para conter disseminação de fentanil e outros opioides, impulsionados pelas redes sociais. Saiba mais sobre o projeto.
Determinantes sociais da saúde
Em Michigan, nos EUA, mães estadunidenses enfrentam grandes riscos de saúde gerados por condições de extrema pobreza na região. Entenda o cenário.
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, contribua com um PIX para [email protected] e fortaleça o jornalismo crítico.