Exploração do lítio repete tristes histórias da mineração
Exploração de lítio adoece comunidades em MG • E MAIS: metanol foi adicionado; cientistas mais influentes; práticas integrativas; chicungunha no Brasil •
Publicado 09/10/2025 às 14:44 - Atualizado 09/10/2025 às 15:17
Um dos minerais mais estratégicos do século 21, o lítio é cobiçado mundialmente por se tratar de parte fundamental do processo de produção de dispositivos tecnológicos como baterias. Em Minas Gerais, que possui uma das grandes reservas mundiais desta terra-rara, os efeitos de sua exploração econômica já começam a ser sentidos. Como em outros ciclos minerais, muita perturbação nas comunidades que moram ao redor das reservas e incertezas ambientais.
Na reportagem do Brasil de Fato, estudiosos ouvidos alertam para o risco de reprodução de uma dinâmica econômica de baixo valor agregado para o país. O governo alega que constrói uma nova política de mineração, com olhar estratégico, com as velhas promessas de canalização dos lucros da atividade em políticas sociais. Além disso, o estado de Minas Ferais se vê envolto em denúncias de corrupção no setor da mineração, após a PF deflagrar a Operação Rejeito, na qual aponta uma estrutura organizada que envolve mais de 40 empresas e membros do governo estadual de Romeu Zema, responsável pelo desvio ou sonegação de R$ 18 bilhões.
Metanol falsificado não é do processo de destilação, diz Polícia Civil
Investigação da Polícia Científica em andamento sobre o escândalo da falsificação de bebidas que já matou ao menos 5 pessoas no Brasil afirma que o metanol encontrado em algumas garrafas foi adicionado à margem do processo de destilação da bebida. Por ora, não foram divulgadas as marcas. Leia matéria da Folha.
44 cientistas da Fiocruz entre os mais influentes do mundo
O Portal Reserach.com publicou o nome de cientistas de diversas áreas em uma lista que considera sua influência em avanços técnicos e impactos para a saúde global. Áreas como biologia, imunologia, medicina humana e veterinária e ciências sociais foram analisadas. A Agência Fiocruz publicou a lista com os nomes de seus membros.
Práticas integrativas crescem no SUS
O Ministério da Saúde publicou levantamento sobre impactos das práticas integrativas na atenção primária à saúde e afirma que ao menos 3,7 milhões de brasileiros já foram beneficiados. Em geral, trata-se de terapias complementares à medicina convencional, com destaque para a auriculoterapia. Leia matéria da Agência Brasil.
Brasil monopoliza chicungunha
Com 111 mortes, o Brasil concentra 96% dos casos de chicungunha nas Américas, vírus transmitido pelo mosquito aedes aegypti. São 96 mil casos no ano, até 20/09. No mundo, 445 mil infecções e 155 mortes, em 40 países. A Anvisa já aprovou vacina, mas Europa e EUA investigam relação de imunizante com reações adversas e até mortes.
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras